Isto já passou pela vida de todos os pais recentes: horas a adormecer os miúdos, ladaínhas para ver se pegam no sono, chamadas a meio da noite, e nós sem saber muito bem como regular aquele “bichinho” que saiu de dentro de nós para que durma uma noite inteira e acorde descansado.
A hora de deitar é muito importante para as crianças, pois é nesse momento que ocorre a restauração do corpo e da mente. Para que o sono seja tranquilo e reparador, é importante criar uma rotina antes de deitar, que inclua atividades relaxantes e um ambiente propício.

Criar uma rotina de dormir significa definir horas para quebrar bem o momento de “dia” (de atividade) e transitar para a noite, incutindo hábitos de sono. Isso inclui:
1. Determinar uma hora para ir para a cama todas as noites, e estabelecer uma hora para acordar todos os dias. 🕒
2. Manter as suas horas de sono consistentes – mesmo nos fins de semana. 🛏
3. Reservar um tempo para desacelerar e relaxar antes de ir pelo menos na hora antes de dormir. 🧘♂️
4. Desenvolver um ritual noturno para se prepararem para ir dormir. Para além da rotina em si (o ir lavar os dentes, vestir o pijama, etc), pode incluir atividades relaxantes, como meditação, leitura ou ioga (ligeiro). 📚
Como ajudar o sono das crianças
O que vão fazer pode depender da idade, mas o que tenho aprendido com as minhas filhas é que pelo menos a questão do horário conseguimos controlar na maioria dos dias e ajuda imenso na criação dos ritmos.
Assim, o primeiro passo para ajudar as crianças a dormir bem é criar uma rotina de ir para a cama. Uma hora antes de deitar, diminuam a estimulação: cá em casa, desligamos a televisão e, se elas quiserem brincar, usam puzzles ou legos no quarto delas.
Às vezes, conseguimos fazer um jogos de tabuleiro ou de cartas (como o Uno) os quatro, ou lemos um livro.
Uma das formas de relaxar as crianças antes de dormir é fazer uma massagem nas costas, cabeça, pescoço e pés. As massagens ajudam a aliviar a tensão muscular e promovem uma sensação de bem-estar. Aqui é raro haver banho à noite, mas há quem o faça, já que um banho morno pode ajudar a relaxar os músculos e a preparar o corpo para o sono.
Outra forma de ajudar as crianças a dormir é criar um ambiente tranquilo e aconchegante. O quarto deve estar bem ventilado e a temperatura ambiente deve ser agradável. A luz deve ser suave e os brinquedos devem estar guardados.
Se possível, criem uma rotina que inclua horário de deitar e leitura de histórias, o que o ajudará a criança a criar um ciclo regular de sono.
Tentem tirar todos os estímulos visuais e sonoros que possam atrapalhar o sono e, se optarem por música escolham músicas calmas e em volume baixo. Nós fazemos isso quase todas as noites, e normalmente elas ouvem uns Lullabies da Disney e a música do episódio “Sleepy time” da Bluey 🎶
Uma das principais razões pelas quais as crianças não dormem bem é o medo do escuro.
Para aumentar a sensação de segurança, podem deixar uma luz acesa no corredor ou fazer como nós, que, depois de muitas pilhas gastas em luzes de presença para durarem 3 dias, arranjámos uma luz de cor e intensidade reguláveis que fica a 1% da luminosidade, em cor azul escuro, e resolve o assunto.
Ter um boneco ou brinquedo (adequado) na cama da criança pode lhe dar ainda mais segurança e conforto. É também importante que a cama esteja confortável, com roupa adequada à temperatura.
Outra dica importante é ensinar as crianças a respirarem calmamente. Quando estamos nervosos ou ansiosos, a nossa respiração fica mais acelerada e isso atrapalha o sono. Ensinar as crianças a respirar profundamente, calmamente e regularmente ajudará a aliviar o stress e relaxar o corpo, o que ajudará no sono. Expliquem como funciona e façam um jogo divertido para as ajudar a praticar essas técnicas de respiração.
Por fim, vejam o que as ajuda a ficarem no modo “dormir” – as minhas filhas precisam sempre (SEMPRE!) de um gole de água para ficarem confortáveis, já na cama.

Espero que estas dicas vos ajudem – para nós valeram ouro – e que partilhem outras que tenham 😁
Adorei! Por aqui também há uma rotina para o sono. Nem todos os dias são fáceis, admito. Mas ajuda demais 👏🏼👏🏼
GostarGostar