Vamos lá saltar, é hora de ginasticar!
Quanta atividade física devem as crianças fazer?
Em várias leituras – e visto em informação também da escola e do pediatra – temos a sugestão de que as crianças devem conseguir ter, pelo menos, 30 minutos de atividade moderada a vigorosa, e outros 30 de atividade menos intensa, diariamente.
Sendo que muitas crianças vão para a creche ou jardim de infância, normalmente há um plano de atividades que inclui este tempo no dia delas. Em casa, cabe aos pais fazer com que aconteça. 🙂
No todo, o que se promove é um estilo de vida saudável, com várias oportunidades de ser fisicamente ativo durante o dia, principalmente na escola.

Para atrair as crianças a serem fisicamente ativas (algumas nem precisam de nada a não ser de liberdade!), é importante oferecer uma variedade de atividades diferentes, adaptados ao seu ambiente. As crianças geralmente estão cheias de energia e há muita variedade de atividades que não sentirão falta de ideias sobre como envolvê-las em atividades físicas!
Então, porque é que a atividade física é tão importante para as crianças?
A atividade física traz inúmeros benefícios à saúde das crianças! Os exercícios não melhoram só a saúde e as aptidões gerais das crianças, mas também proporcionam melhorias adicionais ao nível da saúde mental e desenvolvimento cognitivo. Vejam alguns exemplos:
- Aumenta a confiança e melhora as competências sociais;
- Dá às crianças a oportunidade de aprender novas competências importantes para a vida;
- Fortalece músculos e ossos;
- Ajuda a desenvolver a coordenação;
- Aumenta a concentração e a captação de aprendizagens, o que tem direto impacto na produtividade;
- Ajuda a que se sintam bem e eleva o humor;
- Inspira positividade e incentiva a tolerância;
- Ajuda a aliviar sentimentos de nervosismo e ansiedade, e a manter o bem-estar mental e emocional;
- Melhora os níveis de sono e energia;
- Reduz o risco de morbidade e mortalidade por doenças crónicas não transmissíveis;
- Melhora a saúde geral e a preparação física e ajuda a manter um peso saudável para prevenir a obesidade infantil;
Agora pensem… quão fisicamente ativos são os vossos filhos?
Num mundo digital, em que as crianças passam cada vez mais tempo a mexer em dispositivos como tablets e telemóveis, e menos tempo a brincar ao ar livre, cresce o problema da obesidade infantil.
Portanto, é extremamente importante incentivar um estilo de vida saudável e ativo desde cedo para tentar reduzir o sedentarismo nas crianças (e nos adultos).
Há várias atividades físicas que podem fazer de acordo com as idades: jogar à bola, fazer um percurso de obstáculos na sala, utilizar plataformas de equilíbrio, andar de bicicleta, saltar à corda, dançar, nadar,…

A recomendação geral é que exista uma rotina de exercícios diários na escola desde os primeiros anos de vida, para ensinar as crianças a adotar e manter um estilo de vida ativo e saudável.
One thought on “A importância da atividade física para as crianças”