A Mamã recomenda: Ponto da Fertilidade

Antes de continuarem a ler, aviso desde já que este não é um post para mentes fechadas. é um post sobre uma daquelas pessoas boas e muito profissionais, daquelas que nos permitem explorar novos caminhos enquanto nos ficamos a conhecer melhor. E sim, com validade científica.

Hoje vou falar-vos da Andreia. Já a mencionei em posts antigos (aqui e aqui), mas há muito que tenho nestes rascunhos uma publicação completa sobre o trabalho dela. A Andreia é uma daquelas pessoas sobre a qual eu já vos queria falar novamente há algum tempo. É tão empática e faz um trabalho tão importante que merece que vocês a conheçam, mesmo que seja à distância. 🙏

Eu conheci a Andreia há uns 4 anos, por recomendação de uma amiga. Ela dedica-se por completo ao seu projeto Ponto da Fertilidade, onde é terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e conselheira para a Fertilidade. Já sei que muitos de vós irão chegar aqui e dizer que não vão ler mais porque a Medicina ocidental é que tem validade científica, mas posso desde já dizer-vos que não poderiam estar mais enganados. No entanto, se quiserem parar, têm muitos outros posts para ler que não vos mexem com o ceticismo.

A Andreia é licenciada em Enfermagem (2004), área na qual trabalhou num hospital do grande Porto desde que se formou. Foi através do trabalho que a curiosidade por mais conhecimento complementar sobre outras abordagens em saúde surgiu. Primeiro começou a estudar sobre massagem terapêutica, Shiatsu, Tui-Na, Auriculoterapia, Reflexologia, e, em 2011, concluiu a especialização em Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Eu confesso que, até a conhecer, nem sequer sabia que existia este curso, mas não só existe como é lecionado em parceria com a universidade de Heidelberg (Alemanha), e foi assim que a Andreia teve formação nas duas principais áreas da Medicina Chinesa: Acupuntura e Fitoterapia Chinesa.

No entanto, a curiosidade desta senhora não tem fim. Continua a estudar e a aprender cada vez mais! É aqui que vos sugiro que a sigam no Instagram, pois tem imensas dicas sobre como conhecermos melhor o nosso corpo e ainda fala sobre vários mitos da saúde feminina. Convenhamos que o nosso período menstrual não é, normalmente, a conversa de café mais apetecível, mas não deixa de ser um tema super importante.

Voltando à Andreia, ela percebeu que a área da fertilidade era (e ainda é) zona muito sensível, mas na qual muita gente está. O estigma sobre os temas gerais da fertilidade é grande e muitas abordagens não pesam o fator emocional dos próprios processos. É algo muito específico e foi essa a motivação para que o Ponto da Fertilidade surgisse, em 2013. Para ela, é o representar da paixão; para quem a consulta é, para além de tudo o resto, um porto de abrigo.

Desde essa altura que a Andreia que já ajudou a nascer perto de uma centena de bebés. 👶

Eu aconselho que a visitem caso tenham algum problema relacionado com a vossa fertilidade – masculina e feminina. Sim, é para mulheres e homens. Para eles, acredito que ainda seja mais difícil dar este passo de consultar alguém – pelo menos, conheço algumas amigas em situação ideal para consultar a Andreia (ou outro especialista, se quiserem generalizar), que já deram o passo de ultrapassar a barreira da vergonha solitária, mas não o fazem porque os companheiros não querem. O conselho que vos dou: não criem barreiras desnecessárias. Ninguém vos promete um bebé, mas estou certa de que vos ajudará a se sentirem melhor.

A minha experiência com ela, que já detalhei, fez com que eu tivesse menos questões sobre o meu ciclo; com que percebesse que não era anormal ter ovários “doidinhos” e preguiçosos (estes não são termos científicos; são os nomes carinhosos 😜) e que eu podia controlar o meu ciclo sem depender de ninguém. Também percebi que há formas de me sentir mais confortável nos dias mais críticos do ciclo. Parece-vos bem? 😉

Pensem mais em vocês, acreditem que vale a pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s