Festas de anos em tempos de isolamento social

Apesar de estarmos em estado de emergência, a vida continua e, como tal, os nossos pequenos (e toda a gente!) continuam a ter os aniversários a acontecer.

Com a pandemia do COVID-19, muitas mães e pais precisam de cancelar as festas de aniversário mais sociais que tinham planeado para os filhos. Sabemos bem que, em alguns casos, a expectativa é elevada e havia já pedidos que os pais tentaram cumprir para que os filhotes tivessem um dia de sonho.

Embora entendamos a importância do distanciamento social, pode ser muito difícil para crianças, principalmente em idade pré-escolar e mais pequenas, entenderem este conceito de não ter os familiares e amigos juntos consigo. Se já perceberem o que é o seu aniversário, podem não entender por que razão essas pessoas não vão comemorar o dia especial com eles.

No entanto, podemos minimizar este distanciamento com recurso à (mínima) tecnologia e algumas brincadeiras – o nosso espírito para o fazermos com positivismo e motivação é fundamental para que isto corra de uma forma mais leve para os pequenos.

Temos que lhes explicar que, mesmo que a família e os amigos não estejam fisicamente com eles, os continuam a amar.

Durante este isolamento a que o novo coronavírus nos obriga, podemos começar por organizar uma festa de aniversário virtual.

1. Marcar uma data e decidir como juntar as pessoas:

Antes de mais, temos que marcar um dia e hora, tal como se de uma festa com toda a gente fisicamente junta se tratasse. Podemos falar com alguns dos familiares e amigos para perceber se há um horário preferencial para fazer uma vídeochamada. Depois, marca-se a forma de ligação: existem muitas plataformas de videoconferência gratuitas, como Zoom, FaceTime, Google Hangouts e Skype.

No caso de acharmos que chamada com toda a gente pode não funcionar (ou até nem fazer muito sentido), ou que pode ser demasiada emoção para a criança, podemos sempre marcar horários específicos a cada amigo e membro da família. Até se pode fazer em dois dias, por exemplo, no caso de ser muita gente ou de haver a previsão de chamadas muito demoradas.

Enviem os convites por email, Whatsapp ou criem um evento no facebook. Pensem no tema – ajuda sempre a ter objetivos em mente quando somos mais visuais! 😉 Há vários sites para enviar convites digitais giros. Eu costumo usar o Paperless Post. 🙂

 

2. Decorem a casa (e o jardim, se tiverem)

Se tiverem a possibilidade, façam a decoração da festa, como fariam se recebessem as visitas em casa. Se não tiverem possibilidade de arranjar decorações para várias divisões, podem tentar decorar o quarto da criança, a zona da festa (ex.: a mesa da sala) e uma zona para as vossas chamadas.

Podem pedir aos vossos convidados que tenham algo com o tema da festa durante a chamada (podem enviar algo para imprimir ou então, se for uma personagem, podem pedir para usar uma peça de roupa ou mostrar algum boneco que tenham durante a chamada).

É uma forma da criança perceber que, apesar da distância, todos os amigos e familaires celebram em harmonia o seu dia especial.

O objetivo é sempre fazer os pequenos sentirem-se especiais e deixá-los animados por mais um aniversário. Procurem ideias no Pinterest (a minha fonte favorita) ou até no Facebook. 🙂

 

3. Peçam aos vizinhos para decorar as portas ou janelas com algum elemento alusivo ao tema

Se forem chegados à vossa vizinhança e tiverem contactos dos vizinhos, peçam-lhes para porem algo alusivo à festa do pequenote na porta ou à janela. Tal como no ponto acima, podem pedir que imprimam ou usem algo que tenham em casa ou, se preferirem, podem entregar vocês alguma coisa. Façam-no em segurança, deixem na caixa de correio, por exemplo. No dia, levem o pequenote à janela para espreitar, deixem-no ir pelas escadas do prédio para ver ou saiam só à vossa rua, em segurança.

Vai ser um momento especial e, às tantas, também conseguem aqui fazer uma ligação à vossa vizinhança.

Como agradecimento, podem deixar-lhes algum doce (novamente, façam-no em segurança).

 

4. Sejam criativos com a comida

O dia é deles, por isso deixem-nos escolher a refeição que querem fazer. Pensem que é apenas um dia diferente e que ajudará a passar melhor pela ausência dos restantes membros da festa. Equilibrem com o que for necessário depois.

Mesmo com o isolamento, ainda há serviços de entregas de comida, por isso podem aproveitar para relaxar e pedir um bolo personalizado e os salgados. Assim, têm descanso das horas em frente ao fogão. Se quiserem ser vocês a fazer, procurem ideias no Pinterest, por exemplo.

 

5. Façam uma caça ao tesouro

Esta veio-me à cabeça a propósito da Páscoa, com o pessoal todo a fazer a caça aos ovos de chocolate em casa. Podem optar por esconder pequenos presentes pela casa, ou outras surpresas (os ovinhos de chocolate continuam a funcionar depois da Páscoa, ok? 🙂 ). Pensem em detalhes: se tiverem um tema ou se a criança gostar de algo em específico, podem fazer um mapa pela casa ou sinalética para tal (listas de pistas, um mapa do pirata, etc). Vai ser divertido para eles, enquanto jogam, e para vocês a partir do momento em que estão a montar tudo.

 

6. Vejam um filme novo (ou o filme favorito)

Sabiam que há uma extensão da Netflix para que várias pessoas possam assistir ao mesmo conteúdo juntas? Bem, se calhar sabiam, eu é que sou nova na utilização da Netflix e só há pouco tempo descobri que existe a extensão Netflix Party.

Para a usarem, instalem-na no vosso browser (vocês e quem for juntar-se ao grupo) e todos poderão assistir a um filme ou série na Netflix juntos. Tem um chat (tinha que ter, nós nunca resistimos ao chat para mandar o bitaite) e tudo. Ainda não experimentei, mas caso tenha a oportunidade irei fazê-lo.

 

7. Procurem um vídeo da personagem favorita a dar os parabéns

Esta pode ser mais difícil, mas podem procurar no Youtube se há algum vídeo das personagens favoritas deles a enviar os parabéns ou podem procurar algum site giro e fazer um vídeo lá.

Eu usava muito o Jibjab mas agora é preciso um registo e tal, por isso não tenho utilizado. Se alguém quiser recomendar algum site para eu aqui deixar, diga nos comentários ou na página. 🙂

 

8. Façam um jogo à distância

Se os vossos filhos já fizerem jogos com os amiguinhos na PlayStation ou afins, podem sempre combinar com eles uma hora para um jogo surpresa 😉 Dependendo do vosso espírito e de como é o vosso filho, podem ser mais marotos e pedir aos amigos para dizer que no dia não podem jogar com eles (mas fazem a vídeochamada na mesma) e depois afinal… surpresa! 🙂

 

Mais ideias hão-de surgir e de certeza que vocês, desse lado, também têm ideias giras para juntar a estas. A ideia é mantermos a normalidade e adaptarmo-nos a esta realidade, sem perdermos o espírito positivo! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s