Dicas para organizar um piquenique “baby-friendly”

Vocês votaram e cá está o post que escolheram! 😍

Tudo tem um sabor melhor ao ar livre – é um facto! Os piqueniques são uma das maneiras mais fáceis (e mais baratas) de aproveitar o tempo de Verão e de passar algum tempo com a família. Não é preciso fugirmos para o campo para conseguirmos aliar o útil ao agradável. Na verdade, seja no campo, num parque agradável em plena cidade, ou até o nosso pátio, um piquenique sempre será um sucesso para toda a família. Organizar um piquenique não é difícil, por isso aqui vou deixar só algumas dicas para que o vosso piquenique seja um sucesso para quem tem bebés e crianças pequenas 🙂

1. Location, location, location: Escolham o local certo

A localização é um fator crucial num piquenique. Apesar de não serem algo muito exigente, porque se pode fazer em muitos sítios, é necessário termos a noção de que podemos precisar de um local com algumas condições extra quando temos bebés e crianças à mistura.

Se tiverem um pátio ou até um jardim no vosso condomínio, podem ponderar se não valerá a pena fazer lá. Têm as vantagens de poder usar o forno e o frigorífico / congelador sem problema, e de terem casa-de-banho ao lado.

O importante mesmo é garantir que o local escolhido tenha sombra, instalações sanitárias e, idealmente, um local onde as crianças possam brincar.

 

2. Escolham bem o horário

Isto depende quer do sítio onde vão fazer o piquenique, quer dos horários das crianças.

Sobre o local: se forem para um sítio que normalmente é popular, pode ser melhor começar o piqueniqueaainda de manhã (ou mais cedo do que faríamos em casa), para garantir espaço para o piquenique e alguns jogos.

Pensem ainda que os dias de semana são muito mais relaxados e mais silenciosos do que os fins de semana; podem arranjar um dia a meio da semana em que até estejam de férias 🙂

Sobre os horários dos pequenos: É melhor fazer piqueniques no horário regular das refeições deles, para não atrapalhar muito a rotina dos miúdos. Se não for possível sincronizar os horários, previnam-se com lanches e snacks saudáveis para irem matando a fome até fazerem uma refeição maior.

 

3. Preparem alguma comida saudável

Os piqueniques não precisam de muita preparação, por isso não se preocupem em demasia com o que levar. Podem arranjar em casa ou comprar feito: hoje em dia, é super fácil ir ao supermercado comprar sande,  salgadinhos e frutas. Claro que, se tiverem mais tempo, podem preparar em casa e já fica até mais em conta. Dependendo dos horários, podem levar uma salada de macarrão primavera, ou wraps com vários recheios. Não se esqueçam de levar gelo! Especialmente se levarem algo fresco, já que se deteriorará mais rapidamente.

Levem ainda frutas frescas (fáceis de comer à mão, de preferência) e palitos de cenoura para roerem durante a tarde. Para os bebés, as saquetas de fruta são uma ótima escolha (podem comprar ou então fazer puré de fruta em casa).

 

4. Envolvam as crianças

Se eles vão comer a comida no piquenique, porque não deixá-los participar da preparação? Se vão levar já sandes preparadas, elas podem ajudar na montagem.

A preparação de um piquenique é uma boa oportunidade para ensinar às crianças que uma dieta equilibrada pode ser interessante e que as frutas e legumes as tornarão saudáveis ​​e fortes. É sempre muito mais gratificante fazer disto uma atividade conjunta.

 

5. Manter todos entretidos

É inteligente fazer um piquenique perto de um parquinho ou de um parque infantil, para entreter as crianças, mas tirando isso, é melhor organizar algumas atividades para todos.

Pensem em coisas simples (isto não é o concurso para o anfitrião do ano :P). Levem uma bola para jogarem, e uma corda para saltar. Juntem uns cadernos e material de desenho e pintura. E, se quiserem mesmo concorrer ao lugar de anfitrião do ano, organizem desafios (uma caça ao tesouro ou similar) e façam uns torneios.

 

6. Vocês vão para um piquenique; não vão mudar de casa, OK?

Isto serve para vos dizer que não precisam de ir carregados numa carrinha de mercadorias para um piquenique.

Como em tantas outras coisas na vida, sigam a regra KISS: Keep It Simple, Stupid.

Levem um cesto de piquenique (se tiverem um e estiverem mesmo imbuídos do espírito do ar livre), uma mala térmica, é um saco com as mantas e os jogos.

Evitem levar utensílios de vidro ou facas e talheres de metal. Nos sabemos como todos queremos reduzir o desperdício e como os plásticos têm a culpa de tudo de mau nesta sociedade, mas pensem que é uma vez sem exemplo e que têm que simplificar. Dêem preferencia a talheres, copos e pratinhos de plástico (ou papel, no caso dos copos e pratos). Se quiserem ir mais além, há lojas que já vendem disto em materiais reciclados. No fim, vá ter coisas que ainda vão conseguir reutilizar ou então podem deixar no ecoponto.

Ah, levem uns sacos para porem o lixo, OK? É muito giro ir comer para o parque, mas mais giro ainda é depois deixarem o sítio imaculado, e não é difícil.

 

7. Não se esqueçam do essencial

No meio da organização do piquenique do ano, que vocês querem que seja perfeito, é fácil deixarmos para trás coisas muito importantes por esquecimento.

Assim, certifiquem-se de que levam bastante água, ou garrafas para encher numa fonte de água, e garantam que as crianças bebam muita água enquanto desfrutam do sol.

Ponham protetor solar antes de sair e reponham durante o piquenique. Se puderem, ou se forem para uma zona sem sombras, levem um guarda-sol. Levem uma manta ou toalhas para o chão e, claro, como disse acima, não se esqueçam dos sacos para o lixo.

Se tiverem um repelente de insetos, não custa levar. Há alturas mais propícias a mosquitos, por exemplo, e um repelente próprio para bebés faz maravilhas. 🙂

 

Um último conselho: indo para sítios com muita gente, é fácil perdemos uma criança da nossa vista. Identifiquem-nas com as pulseiras Estou Aqui, da PSP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s