Pulseira Estou Aqui

Quem não conhece a pulseira “Estou Aqui” põe o braço no ar. Estou aqui para vos explicar o que é 🙂

pulseira

A Polícia de Segurança Pública juntou-se à Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SG-MAI), à Fundação Altice, à MEO, ao Instituto de Apoio à Criança, à Missing Children Europe e à Rádio Comercial, para trazer, novamente, a pulseira “Estou Aqui” aos pais e cuidadores portugueses.

O Programa ESTOU AQUI!® (EA) foi desenhado para que nunca percamos um momento da presença dos nossos filhos. Há a versão Criança e a versão Adulto, que os cuidadores podem pedir em casos de adultos com risco de se perderem ou de ficarem desorientados. O sistema é o mesmo e é muito linear, por isso vale a pena lerem até ao fim para ficarem informados.

A pulseira, como podem ver pela imagem acima, tem um código alfanumérico e a indicação do número europeu de emergência (112). A pulseira é válida em qualquer país europeu cujo número de emergência seja o 112. É feita de um tecido resistente, enriquecido com zamak, pensada para durar um ano – no ano seguinte devem pedir uma nova – e é totalmente gratuita.

pulseira-2

Pedir a pulseira é fácil: basta ir ao site oficial, inserirem os dados da pessoa que usará a pulseira (no caso das crianças, podem pedir a partir do momento em que andem sozinhas ou a partir dos 2 anos, caso não andem antes, e até aos 10 anos) e os dados dos contactos de emergência. Escolhem também em que esquadra da PSP querem levantá-la e recebem um email de confirmação.

Quando forem levantar (podem ir passados 3 dias úteis do vosso pedido), o código da pulseira que vos for entregue vai ser ativado (vai ser associado ao perfil da vossa criança pelo agente da PSP que vos atender) e a partir daí é só usar a pulseira.

O código que vem na pulseira permite, de forma rápida e inequívoca, contactar com os pais / cuidadores / educadores através de uma chamada para o 112. Assim, é promovido o reencontro entre a pessoa perdida e os seus responsáveis.

Antes que me questionem, as pulseiras não têm GPS. Seria caríssimo para as desenvolver e não daria para as oferecer, certo? Mas um dia – um dia, meus amigos – acredito que estas tecnologias fiquem mais acessíveis e permitam a estas iniciativas um pulo qualitativo.

No ano passado, este programa contou com a distribuição de cerca de 83.500 pulseiras para crianças. Este ano, espera-se que o número aumente.

A pulseira que pedirem este ano estará válida até 31 de maio de 2019, data em que completa um ano do programa de 2019. Os dados fornecidos também caducam nessa altura, daí ser necessário depois voltarem a pedir uma nova.

Agora já sabem: se encontrarem alguma criança com a pulseira posta, liguem para o 112 e mencionem o código que vem na pulseira. Será o operador a contactar os responsáveis e daí serão dadas as informações para o encontro.

Então, ainda não pediram a vossa? 🙂

 

Imagens do post: Estou Aqui

One thought on “Pulseira Estou Aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s