Boa pergunta 🙂
Várias vezes nos duvidamos da capacidade de o sermos – e ainda nos pensamos áquem frequentemente. Mas vamos conseguindo, fazemos o que podemos melhor.
É a primeira vez. É aquela que nos vem ensinar tudo e nós, como miúdos a aprender o alfabeto, queremos (sentimos até a necessidade de) absorver tudo. Mas não podemos exagerar nisso, senão damos em doidos.
Se durante a vida, muitos nos dão opiniões e bitaites, durante a gravidez e quando temos bebés, isso multiplica-se a expoentes elevadíssimos. Pela nossa sanidade, temos que aprender a dizer que não ou, no mínimo, deixar que muita coisa entre por um ouvido e saia pelo outro. Não é por mal que todos nos dão conselhos (ahem, bitaites!), mas percebam que se nos estão a dar o vosso conselho, nós somos livres de não o quer ouvir ou, de forma menos dramática, de o ouvirmos mas não o aplicarmos.
Todos passamos por coisas diferentes a cada dia das nossas vidas, por isso não há verdades universais. Há que saber filtrar muito bem a informação e, sobre tudo, eliminar o ruído. Não estamos aqui a falar de situações desesperantes em que tentamos de tudo, estamos a falar das coisas mais simples da vida.
Relaxem, e dêem o vosso melhor. Sejam emotivos, mas também racionais, e questionem sempre que necessário. Vou aproveitar este espaço para ir partilhando coisas que funcionaram no nosso caso – delas, aproveitem as que quiserem, eu não levo a mal se não quiserem aproveitar nenhuma. 🙂
~a