Primeira ida ao dentista

Há uns dias, levei a Pipoca mais crescida ao dentista pela primeira vez. Aproveitei o cheque-dentista que nos deram no centro de saúde para a apresentar a esta nova especialidade. Tínhamos um par de dentistas sugeridos pelo nosso pediatra, mas acabamos por ir a outro por aceitar os cheques e ser uma clínica que eu já conhecia.

A nossa dentista é a Drª Catarina Campo Grande, da Clínica Dentária da Avenida (Matosinhos). Foi 5 estrelas com a pequena e aproveitou o cheque para fazer uma primeira abordagem à ida ao dentista.

Não havia cáries a reportar, por isso o cheque está a servir mais para ela se ambientar a estes médicos. Não é fácil ir ao dentista com muitas crianças, mas acredito que parte de muitos pais também terem receio de lá ir.

Eu sou fã de ir ao dentista e por isso fui-lhe explicando que íamos a um médico novo, que ia fazer perguntas sobre como ela lava os dentes, que escova tem, etc. E foi tal e qual.

A Drª Catarina é odontopediatra, logo só trabalha com crianças. É muito simpática, o consultório não é estéril nem assustador – tem desenhos e uma televisão no teto para distrair os mais pequenos – e no fim ainda recebem um autocolante e/ou um brinquedinho 😉

Para que não percam esta oportunidade e utilizem bem o vosso cheque-dentista, deixo-vos mais abaixo um resumo das informações sobre eles, retirada do site da DGS.

Até lá, aproveitem para tirar as dúvidas sobre como escovar os dentes aos mais pequenos.

Photo by Kindel Media on Pexels.com

Sobre o cheque-dentista:

Podem ser atribuídos cheques-dentista a crianças nestas idades:

  • 2 aos 6 anos
  • 7 aos 9 anos
  • 10 aos 12 anos
  • 13 a 14 anos
  • 16 a 18 anos

A consulta dos 15 anos pode ser inserida na faixa etária dos 13 aos 14 ou 16 aos 18 anos.

Todas as crianças dos 2, 3, 4, 5 e 6 anos têm acesso a tratamento preventivo e curativo, caso se verifique cárie nos “dentes de leite” (dentes decíduos). Estes cheques são emitidos pelo médico de família ou médico assistente (se não tiverem médico atribuído).

A quantos cheques têm direito?

As crianças que até 31 de dezembro de cada ano perfazem os 4 anos, podem ser encaminhados para uma consulta com um higienista oral nas unidades local de saúde ou a atribuição de até dois cheques dentista. As crianças com idade de 5 e 6 anos, como a minha filha, têm acesso a um cheque-dentista.

Nas idades iniciais das faixas etárias seguintes, os cheques serão entregues pela escola. Ou seja, às crianças de 7, 10 e 13 anos, o cheque-dentista é emitido no centro de saúde da área da escola e entregue na escola aos encarregados de educação ou aos alunos (independentemente da instituição de ensino).

As crianças de idades intermédias (8 e 9 anos, 11 e 12 anos, 14 e 15 anos) têm acesso a cheque-dentista pelo médico de família, sempre que detete cárie em dentes permanentes e desde que tenham utilizado o cheque anterior. Ou seja, se o vosso filho tiver 11 anos e tiver alguma (possível) cárie dentária, pode ter um cheque-dentista se tiverem utilizado o dos 10 anos. Caso contrário, não têm direito.

A não utilização do cheue-dentista dos 13 anos inviabiliza o acesso aos 14 e aos 16 anos e a não utilização aos 16 anos impossibilita o acesso aos 18 anos.

Que tratamentos estão incluídos?

  • 7 anos, 10 anos, 13 anos, 16 anos: selamento de fissuras em molares e pré-molares sãos e tratamento de todas as cáries em dentes permanentes.
  • 8 e 9 anos, 11 e 12 anos, 14 e 15 anos: até 2 tratamentos de cárie em dentes permanentes (se tiverem utilizado o cheque anterior).
  • 18 anos: tratamento de todas as cáries em dentes permanentes

O número máximo de cheques varia com a idade, mas podem consultá-lo aqui.

Fica a dica: aproveitem nem que seja para um check-up. Não pagam e garantem que os dentes estão saudáveis 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.