Estamos a um par de dias do quarto aniversário da Pipoca mais velha, o que significa que foi altura do “check-up” anual da pequena.
Esta idade é muito porreira pois já existe uma memória mais longa sobre estas coisas: ela gosta muito de ir visitar o pediatra, diz que é o “doutor fixe” e que é “um médico muito simpático”. Eu posso atestar tudo isso com a minha opinião, mas tê-la a sentir isto é muito importante para nós.
Em termos de desenvolvimento geral, está tudo em ordem. Temos algumas coisas a tratar e pode ser que vocês, desse lado, até me consigam ajudar com as vossas partilhas.
A fala
Viemos apenas com uma nota relativa ao desenvolvimento de alguns fonemas e com a recomendação de apostar em terapia da fala. O pediatra recomendou-nos um sítio no Porto, e vai pedir para nos contactarem e explicarem como funciona. Alguém quer partilhar experiências sobre isto? 😊

Dermatite seborreica
O outro ponto que temos a tratar é uma dermatite seborreica que apareceu há cerca de 3 semanas na cabeça dela. Só ontem é que tivemos a confirmação do que é, mas suspeitávamos.
Primeiro, começou com umas comichões na cabeça; pensámos logo na palavra mágica “PIOLHOS!”. 😱 Muita vistoria – em casa e na escola – mas na da piolhos nem lêndeas. Na segunda semana de comichões já ela tinha feridas nas zonas mais críticas, ao ponto de me ligarem da escola a avisar, caso em casa não acontecesse com frequência – mas já andávamos atentos. Nesta altura – e dadas as pequenas manchas mais avermelhadas (pequenas, ténues) que lhe foram surgindo na cabeça – começámos a suspeitar que fosse dermatite seborreica, tal como o pai tem.
No fim da semana passada, encontrámos um bichito muito pequeno (não nos pareceu ser um piolho, mas também não sei dizer o que seria) e, pelo sim, pelo não, lá fizemos o tratamento com o champôr (utilizámos o Fullmarks). Ela nem lêndeas tinha, mas como não soubemos identificar aquele “convidado”, fizemos o tratamento. Continuámos sem encontrar resposta ali, mas pelo menos descartámos essa possibilidade.
Ontem na consulta, o pediatra não teve dúvidas. Vamos para já começar a fazer a lavagem do cabelo com um champô infantil próprio para dermatite seborreica (já encomendei um da Bioderma, mas também há da Uriage, por exemplo) e vamos ver como reage. À partida, deve melhorar e deixar de ter estas comichões chatas. Caso não melhore – ou se piorar – então iremos ter consulta de dermatologia com a Drª Susana Vilaça que, acaso dos acasos, é a médica que segue o pai e é a recomendação do pediatra também. 👧
Vamos a ver como evolui. Algum de vocês lida com uma situação semelhante? Querem deixar recomendação de algum champô para o efeito?

De resto, tudo muito bem no geral, com uma “prescrição” de muitas horas de brincadeira, de criatividade, de histórias, livros, jogos com mais pessoas (como jogos de tabuleiro, em família) e de atividades físicas – trotinete, bicicleta, jogos com bola, etc. Acreditem que nesta parte da consulta a Pipoca esteve muito atenta! Vínhamos no carro e ela dizia “este doutor é muito simpático, disse para eu andar de bicicleta” 😄
Por estas razões e tantas outras mais, estamos muito satisfeitos com o Dr. Manuel Magalhães e não nos cansamos de o recomendar a outros pais.
Entretanto, temos o aniversário dela à porta: no dia, se o tempo ajudar, vamos passear até ao Jardim Zoológico – ela adora! – e depois terá também um lanchinho com a família, num outro dia (os horários do pai trocam-nos as voltas, às vezes). 🎂