Hoje trago-vos aqui o livro mais recente da coleção cá de casa: “Panito – O pequeno saco do pão e os abomináveis descartáveis”.
Recentemente, numa das minhas incursões pelos grupos de Facebook, encontrei a referência a este livro e à sua história, e decidi comprar um exemplar cá para casa.
Encontrei-o através da página Panito – de Alda Maria Maltez. Encarei isto como um sinal: há outra Alda algures em Portugal que se preocupa com ecologia e que gosta de pôr a criatividade a mexer! E foi assim que este Panito – estava decidido! – veio parar cá a casa.
O livro conta a história do Panito, uma criança da Panolândia, terra de onde são oriundos os sacos do pão feitos de pano. Na história, fala-se dos sacos de pano, que já caíram em desuso, trocados pelos “abomináveis descartáveis” de papel e de plástico. É o ciclo de recuperar o uso destes panos, através do conto infantil, para que os mais pequenos também fiquem sensíveis à utilização racional dos descartáveis – de certeza que será simples para a maioria perceber que não custa nada andarmos com um saco na carteira para não andarmos sempre a comprar descartáveis quando vamos às compras. 😊

Para além do Saco do Pão, que deu origem a tudo e do livro com o conto do Panito e que o acompanha, há ainda um jingle que podem ouvir e cuja letra está no livro.
Depois de descobrir esta história, tive que ir dar dois dedos de conversa com a Alda, a autora, que, além de super simpática e disponível, me falou do processo de criação do Saco do Pão, primeiro, e do Panito, depois. 😊
Ela aliou a sua experiência na área da confecção, com a criatividade e a vontade de fazer aprender algo tão simples que ajuda o ambiente e daí saiu este projeto incrível.
O livro está à venda na Wook, mas recomendo que comprem diretamente à autora. 🙂 Não só facilitam o processo como ainda ajudam quem criou o Panito e o Saco do Pão 🥖
Já sabem: levem sempre o vosso saco do pão!