Jogos de cores

Há uns dias, aproveitei que imprimimos uns exercícios da escola para também imprimir uns exemplos de jogos de cores ótimos para a Pipoca mais velha.

A impressora de casa não é a melhor e, se tivesse tinta, outros materiais e tempo, podia fazer isto com melhor qualidade. Mas trabalhamos com o que temos. 😊

Começo por vos mostrar os hexágonos coloridos (podem encontrar o modelo que utilizei para imprimir aqui).

Crianças em idade pré-escolar que estão a aprender cores e as primeiras bases matemáticas, como correspondência e padrões, são um público ótimo para este jogo. Através dele, podem desenvolver competências como combinar cores ou encontrar pares cada vez mais complexos.

O segundo jogo que fiz foi o de emparelhar as cores – que também serve para as organizar por gradientes (claro/escuro) ou por complementaridade, por exemplo.

Este já deu mais trabalho a fazer. Imprimi os vários rectângulos coloridos (podem ver exemplos aqui) e depois colei um pequeno numa mola e o outro serve para emparelhar. Só digo que demais trabalho porque tive que colar tudo em cartolina, recortar, e depois colar os pequenos em molas da roupa. Mas valeu bem a pena! 😁

Tudo isto é de inspiração Montessori e podia ter sido comprado já feito, mas assim fiz eu algo para as minhas filhas e aproveitámos material que tínhamos em casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s