Ha umas semanas, fiz aqui uma publicação sobre o bem-estar digital, um tema que tento ter em mente com frequência desde que estou em casa, pelo menos.
Curiosamente, hhá cerca de três semanas, tive uma atualização à versão do meu Android e com ela veio a parte de “Digital Wellbeing” do software.
Antes disso, quando queria monitorizar o meu uso do telemóvel, tinha que recorrer a várias aplicações. Neste momento, já não preciso de aplicações extra, que me pediam acesso a tudo e mais alguma coisa.

Para aceder a esta área, basta ir às definições e entrar na opção “Digital Wellbeing and parental controls”.


Nesta área, têm quanto tempo dispenderam em casa aplicação, quantas notificações receberam e quantas vezes desbloquearam o telemóvel.
É também aqui que definem o “Focus mode”, no qual podem até criar várias opções de descompressão digital ou de concentração noutras tarefas. Eu ainda não criei nenhum perfil desses, mas já faço isso da opção “wind down” (descomprimir).
Na opção que mencionei, da imagem à direita, às 23h (a hora que eu escolhi) o ecrã fica todo em tons de cinzento e algumas aplicações bloqueiam. 🙂 Nas restantes horas do dia tenho um tempo de utilização de algumas apps: Facebook, Twitter e Instagram. São aplicações na qual considero que passo mais tempo do que o necessário para o benefício que as me trazem. Faz sentido? 🙂

Na imagem acima podem ver os limites que pus nessas apps. Podem também ver que tive o Disney Magic Kingdoms ligado durante 8h porque ficou ligado a noite toda, até eu ir à casa-de-banho e reparar nisso. 😉
Isto tudo está a fazer parte de um “pequeno” plano para a disciplina digital, que espero que me traga melhor qualidade de vida. 🙂