Cansados para brincar

Digo-vos com toda a sinceridade que nem sempre tenho energia e disposição para brincar com as minhas filhas. Gostaria que assim não fosse, mas é e ainda bem que o consigo ver. Não importa se estamos a trabalhar ou em casa o dia todo; todos temos dias assim.

Eu sou apologista de fomentar momentos de convívio e brincadeira com os miúdos, e às vezes é esse pensamento que me leva a ultrapassar as chatices do dia-a-dia. Acredito que é possível ter uma rotina intensa e ainda assim ter tempo de qualidade com os miúdos. Mas temos que estar predispostos a isso, e temos que ter ser positivos quanto a brincarmos, em vez de vermos isso como uma obrigação.

Há um blog que sigo, chamado Tempo Junto, que fala muito na Atitude Brincante, que é exatamente uma disposição mais simples e prática para aproveitarmos o tempo que temos, com os recursos disponíveis no nosso dia-a-dia, por forma a proporcionarmos bons momentos aos nossos filhos, connosco.

Tornar a nossa rotina com os miúdos em algo mais leve vai fazer com que não seja um fardo ou obrigação, permitindo que nos tornemos pais mais presentes. Faz sentido para vocês?

E como é que fazemos isso? Às vezes já é tão complicado arranjar tempo para tomarmos um banho decente, quanto mais brincar. Certo? Podemos não conseguir em todos os dias, mas se conhecermos bem o nosso tempo e as rotinas do dia, vamos conseguir tirar melhor partido dele e aproveitar cada momento com mais qualidade.

Aproveitem as atividades e tarefas do vosso dia para brincar: as viagens de carro, fazer o jantar, a hora do banho, etc.

Não só vão aproveitar esse tempo, como será divertido para todos.

Assim, quando pensarem (ou sentirem) que estão cansados para brincar, arranjem coisas simples. Têm tempo para improvisar e acabam por ginasticar a vossa criatividade 🤸‍♂️

Parece que já vos ouço dizer que não são criativos e que estão cansados também para andar a inventar brincadeiras. Calma, tudo se resolve. Afinal, a criatividade aprende-se e exercita-se. Depois de começarem, já ninguém vos pára 😉

Tentem começar por jogos que não requeiram materiais ou com algo que tenham em vosso redor (por exemplo, a minha filha mais velha gosta de brincar com caixinhas na cozinha, então dou-lhe massas e talheres de brincar para ela se entreter). É fácil e rapidamente evolui para algo mais complexo sem darmos conta disso.

Aproveitem para ler (ou reler) o post sobre tempo para brincar que partilhei há umas semanas. Lá encontrarão um estudo da Lego Foundation e recomendações da Associação Americana de Pediatria sobre os pais brincarem com os filhos. Encontramos esta disposição e vamos também encontrar dias mais felizes 😏😁

Brincar não é coisa de crianças apenas. Se fosse, não haveria uma oferta tão grande de gamas como Lego e figuras de ação para adultos. 😛 Encontrem brincadeiras de que gostem: podem ser jogos de palavras, canções, contar histórias, pintar, fazer construções. Há por aí variedade suficiente!

Ninguém vos pára 🙂

One thought on “Cansados para brincar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s