9 dicas para as férias: Sim, pais, vocês também podem ter férias

Querem saber como é que os pais podem ir de férias e relaxar? Aqui ficam algumas ideias!

Eis o que todos nós pensámos quando chegam as férias: “Férias? Quais férias? Os pais não têm férias!”

Entra contávamos os dias até entramos de férias já de bilhete de avião na mão para às 18:00 do último dia de trabalho dizermos “Aaaaaaahhh… 😍” enquanto corriamos pata o aeroporto. 

Mas depois de termos filhos parece que há uma relação de amor/ódio para com as férias, e que férias com crianças podem ser tudo menos relaxantes.

Será mesmo assim? Ou será que nós não vemos bem o plano geral da coisa e complicamos logo, pensando no pior?

Pais, descansem! Eu cheguei para vos ajudar! Vejam algumas ideias sobre como relaxar enquanto forem de férias com as crias. 

1. Programem as viagens em torno dos intervalos dos miúdos

Quando viajamos de carro por mais de algumas horas, programam uma pausa para as miúdas respirarem, esticarem as pernas e para comermos e bebermos. Aproveita-se a leva e mudamos as fraldas e a roupa, se for preciso (lembrem-se de que o carro é quente!).

Parece óbvio, não é? Podem até tentar dar uma volta pela cidade onde pararem, se a vossa paragem não for numa área de serviço. 🙂 Com sorte até apanham alguma coisa gira para ver ou fazer.

Isto leva-nos ao segundo ponto:

2. Escolham as horas de viagem com algum cuidado

Com base na idade dos vossos filhos, podem planear uma viagem que tenha em conta os períodos habituais de sono ou descanso deles. Só os pais sabem bem os horários dos filhos e daí podem escolher os vosso meio de transporte e qual o melhor horário.

Claro que fazer tudo em torno destas rotinas pode fazer com que percamos tempo útil de férias e o objetivo não é esse.

O objetivo é exatamente pôr-vos a pensar em no melhor deste mundo, equilibrando rotinas com tempo útil (e tendo diversão, claro!). Podem planear o percurso para a hora da maior sesta ou então tentar que essa seja a hora da chegada. A moral aqui é que cada um de vocês vai perceber o que funciona melhor.

No nosso caso, das últimas vezes que viajámos de avião, acabámos por ir durante o almoço (partindo mais cedo, mas fazendo o almoço a bordo), uma vez que a Pipoca (na altura era só uma ;)) comia a bordo a comida dela sem problemas.

3. Hotel ou apartamento?

Pelo que eu vi das viagens com a Pipoca, um apartamento acaba por ser mais prático do que um quarto de hotel. Com duas miúdas tenho a certeza de que o mesmo se verifica.

Um apartamento dá-nos flexibilidade para fazermos refeições (ficam mais em conta e podemos demorar mais tempo, se precisarmos). Além disso, têm várias divisões para aproveitar. Quando as crianças adormecerem, podem continuar o serão na sala com um filme, por exemplo, sem que o barulho as incomode. Podem até receber visitas, se assim o quiserem.

4. Trocar quem trata do pequeno-almoço a cada dia

Nós nunca fizemos isto, mas conheço casais que fazem: num dia, um acorda mais cedo e começa a tratar dos miúdos e no dia seguinte faz o outro. A mim soa-me a mais rotina do que o necessário, mas o certo é que funciona para algumas pessoas.

5. Respeitar as rotinas… Mas lembrarem-se que estão de férias 😉

Pensem que em férias todos estão fora do ambiente normal e é normal os miúdos quererem (e vocês também) sair um pouco da rotina.

Tudo bem que querem ir à praia cedo ou ver o museu xpto mal abra, mas pensem que as crianças também podem querer escolher uma atividade (depende das idades, claro).

O ponto é: quebrar as regras quando estamos de férias traz frequentemente uma maior facilidade e diversão. Estamos a falar de pequenos pormenores que depois em casa reavaliaremos Essa é a beleza disso, você não está em casa!

6. Lembrem-se: localização, localização, localização.

Se vocês gostam de nadar, aluguem uma casa com piscina ou perto da praia; se gostam de visitar cidades, escolham o alojamento perto dos transportes mais práticos ou no centro (se tiverem a possibilidade).

Podem (e devem!) haver coisas de que todos gostem; não só os miúdos, mas os pais também. Se todos estiverem felizes, haverá menos lamentações e frustrações, e mais tempo gasto a apreciar as férias.

7. Viajem com a família ou amigos

Eu já não passo férias com a família há imenso tempo (uns 15 anos, talvez), e já não estou habituada a fazê-lo, principalmente porque os humores da minha mãe acabavam por ditar o destino dos dias todos. No entanto, os anos vão passando e a família vai-se dinamizando e consigo começar a ver novamente alguns dias de férias com a família, desde que não tenhamos que estar o tempo todo colados uns aos outros. O mesmo é válido para o caso dos amigos.

Portanto, se forem passar férias com amigos ou familiares (sem filhos, ehehe), eles podem sempre ajudar-vos com as crianças.

Não hesitem em pedir ajuda (deixem logo claro desde o momento em que começam a combinar as férias quais poderão ser as vossas necessidades, para que as expetativas estejam niveladas).

8. Deixem-se estar um dia em casa antes de voltar ao trabalho

A férias cansam, por isso… Mandem os miúdos para a escola e tirem um dia para mudarem o chip ahahah

9. Mudem de perspetiva

Nós todos sabemos que não vai ser exatamente o mesmo tipo de férias que tínhamos antes dos filhos. Podemos não conseguir sair noite fora ou fazer jantares tardios, enquanto pensamos qual vai ser o próximo livro que vamos ler.

Mas isso não significa que não possa ser  divertido para todos e até mesmo restaurador.

Antes de mais, temos que aceitar as mudanças que os filhos trazem à nossa vida e adaptar o que for necessário, em vez de nos lamentamos. Faz-vos sentido?

Se fizerem este exercício, as coisas correm melhor 😉

Não se trata apenas de dormir, ver locais ou comer comida incrível. É sobre aproveitarem o momento juntos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s