1º aniversário: que prendas dar?

Tal como vos tinha prometido, andei a pesquisar sobre prendas para o primeiro aniversário da Pipoca e lembrei-me de escrever algumas (boas) ideias que surgiram.

Vamos começar pelo início: a idade é um número que por si nos ajuda a procurar o que dar, mas a verdade é que o ideal é perguntarem ao país.

Por exemplo, a minha filha acabou de fazer 1 ano, mas não veste roupas de 12 meses porque é pequena. Por isso, se receber roupas de verão pensadas para usar já, o mais provável é só lhe servirem no inverno e nem as usar. Por outro lado, já está a querer andar, por isso há algumas coisas que podem ajudar nesse sentido.

Assim, perguntem aos pais de que é que precisam e qual o grau de desenvolvimento do bebé, e de certeza que darão uma prenda fantástica 🙂

 

Brinquedos

Esta idade é ideal para desenvolver o primeiro raciocínio espacial. Não estou a falar de pôr as crianças a desenhar edifícios ou a mandar currículos para a NASA, mas sim de começar a perceber formas, encaixes, o que é dentro e fora, etc.

Nesse sentido, há brinquedos de encaixes giros e até nem muito caros, que ajudarão a desenvolver estas capacidades.

Gostei particularmente de alguns que vi na Fnac, da marca Goula. São de madeira e têm desenhos giros, e dificuldades diferentes. Também já começa a aproximar-se a idade dos Legos (oba!!): os Lego Duplo são adequados a partir dos 18 meses, mais coisa menos coisa. Depois dos primeiros Legos não há paragem possível 😊

andador

Andadores de empurrar são também um brinquedo giro que ajuda à motricidade das crianças quando já estão cheias de vontade de ficar em pé. Foi algo em que apostamos e reparámos que foi mais difícil de encontrar do que esperávamos. Nós compramos um na Chicco (havia 3 modelos, entre 35 e 55 euros, números redondos), mas fora esses só encontrámos no Continente (entretanto esgotou) e na Imaginarium (mas era caro, 65 euros se não me engano).

 

Instrumentos musicais também me parecem fazer bem ao desenvolvimento dos pequenos, apesar das dores de cabeça todas que nos possam dar.

Posto isto, e como a pipoquinha reage muito bem à música, demos-lhe uma pandeireta. Isso mesmo, uma pandeireta! 😂🎶 Sucesso garantido!

 

Livros

Cá em casa não podem faltar. Admito que tenho mais livros do que tempo para os ler, mas há algo reconfortante nos livros que as minhas palavras neste momento não conseguem explicar.

São companhia, verdadeiros amigos, em muitos momentos. Servem de escape e de professores durante a vida e proporcionam momentos muito interessantes!

Assim, variedade não falta e podem procurar em sítios como a Bertrand, a Fnac, o Continente ou a Wook, que encontrarão vários tipos de livros adequados à idade.

Toca-e-Brilha-Animais-BebesNeste momento, são importantes livros que tenham fotografias dos objetos (sejam inanimados ou animados) para fazerem uma relação com o mundo real. Nós temos alguns como o ao lado, que também têm pelinho e algumas texturas para a Pipoca mexer.

Vamos dando destes e alguns com desenhos, mais divertidos e coloridos, que também resultam lindamente. Achamos importante ter diversidade, e vamos observando como ela reage a cada estímulo.

À parte destes, temos vários outros livros diversos: histórias, livros de cores e texturas, com desenhos mais divertidos, com sons, etc. Uma boa biblioteca é um bom investimento 😊

Podem agora até aproveitar o Mercado do Livro, no Continente, que tem imensos livros com desconto.

 

Roupa

A roupa é uma das prendas mais dadas, mas é das que convém sabermos mesmo se o que estamos a dar é o mais adequado.

Por exemplo, a minha filha é pequena, por isso, apesar de ter um ano, veste pequeno. Ainda está a começar a vestir o tamanho 9 meses agora.

Isto revela-se um belo desafio quando temos que lhe começar a comprar sapatos e não há do que ela precisa no número dela. É o que dá sair à mãe com pés de princesa 😂😅

 

Material didático

Não é por terem só 1 aninho que estes. pequenos artistas não hão-de gostar de libertar as veias artísticas. Assim, há imensos materiais que podemos pensar em oferecer, ainda que sejam para usarem mais para a frente.

Coisas como tintas ou corantes comestíveis são giras para desenvolverem a criatividade sem perigo para a saúde.

Quando tudo isto falha – ou é caro – há imenso outros jogos que podemos fazer em casa com coisas que temos e sem gasta muito. Mas para outro post 😉

 

Hora do Banho

O banho é um momento de diversão e relaxamento, por isso um brinquedo para o banho ou até uma piscina pequena insuflável são prendas giras para esta idade. A nossa filha tem uma piscininha que lhe comprámos há tempos no Continente por 4 ou 5 euros e já nos deu jeito quando fomos de fim-de-semana 🙂 Em casa, está num canto com os brinquedos dela e de vez em quando ela gosta que a ponha lá dentro. Como tudo, é para usar sempre sob vigilância, mesmo sem água (porque sendo insuflável é leve, logo ela pode cair facilmente).

Há toda uma oferta de brinquedos para o banho: livros, animais e formas, etc, pelo que é fácil encontrarem nos hipermercados e lojas de produtos de bebé, sem dificuldade!

 

Hora da papa

Nesta altura o vosso bebé já come mais e com maior variedade de alimentos no prato, pelo que uma prenda gira também passa por um conjunto giro para comerem ou até um copo com o bocal (um “sippy cup”) 🙂

Podem ir mais além e oferecer um kit com uma escova de dentes gira!

 

Memórias

Como pais (especialmente de primeira viagem), queremos todos os momentos dos nossos pequenos registados e guardados, prontos a recordar.

Se estivermos dispostos a dar uma prenda mais virada para “quando eles forem mais velhos e perceberem”, podemos apostar em algo como um álbum fotográfico ou uma caixa de memórias. Se tivermos mais jeito, podemos até fazer nós uma composição e emoldurar. Fica para sempre!

Mimobox

Se não souberem o que dar, podem oferecer uma subscrição da Mimobox!

Vocês já sabem que sou fã, por isso recomendo. Podem dar uma. subscrição ou apenas uma caixa, e sabem que vão produtos de qualidade em tamanho real. A melhor parte? Zero filas!

 

Estas são apenas algumas sugestões, mas fico à espera que me digam o que acham 🙂

Não tarda, faço o post com o rescaldo do aniversário da Pipoca  🎊🎁

~a

 

One thought on “1º aniversário: que prendas dar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s