Estou tão cansada…

…e não fiz nada o dia todo.

São assim os meus dias de licença. Claro que não se resumem a não fazer nada o dia todo, mas antes a não fazer nada do que gosto de fazer ou do que preciso de fazer.

Todo o meu tempo é dedicado à pequenota. Se está acordada – e isto é 90% do dia – tento estar sempre a dar-lhe atenção, fazendo as mais diversas atividades. Penso à medida que o tempo vai passando: ginásio, tummy time, brincar com a roca e outros brinquedos que façam sons, dar-lhe coisas com texturas diferentes para as mãos, estar ao espelho, ler para ela, ouvir música e dançar, ir fazer “reconhecimento” dos gatos, etc etc etc. Tudo isto várias vezes ao dia.

Para além disto, há as tarefas óbvias, como dar-lhe o biberão – que ultimamente tem sido um castigo – e mudá-la, com tudo o que isso implica (lavar os biberões, tratar da roupa, etc).

Nas poucas alturas em que ela não está acordada, é porque estava na hora de uma das sestas dela – normalmente depois do biberão ela gosta de tirar ali uma sestinha de 15 ou 20 minutinhos. O mais normal é adormecê-la no colo e depois pousá-la. Com sorte, dorme na cama o resto; mas o mais comum é mal a pouse ela despertar, fresca que nem uma alface.

Senhores, alguém me explica como é que ela dorme 10 minutos e acorda fresquíssima e eu durmo 7 horas e acordo com vontade de me virar para o lado e dormir mais 7?

(Nota: atualmente já há alturas em que ela adormece logo deitada, como quando está a brincar no ginásio, mas fica chatinha – eu cubro-a e com sorte ela dorme ali uma sesta. Mas não é todos os dias.)

Tudo quanto sejam coisas minimamente rápidas, como ir pôr a roupa dela a lavar, eu vou conseguindo fazer. Mas o resto é raro. Principalmente aquelas coisas minhas. Ao menos ela não chora muito – mas chama pela atenção e, mesmo que não chamasse, eu não me sinto bem a ignorá-la enquanto ela está acordada para ir fazer coisas genéricas. Se está acordada, eu estou junto a ela a estimulá-la no que posso.

Ler é difícil, porque sem ter a cabeça fresca também não tenho grande vontade de ler. E eu gosto de ler muito seguido, por isso ter que interromper a leitura a cada 2 minutos não é de todo a minha cena e tira-me do sério. Mesmo.

Ver séries. Bem… vejo as que a box tem e vai com sorte que já regressaram, porque há um par de meses estava tudo de férias e só tinha séries repetidas. (Santo Mayday, Desastres Aéreos!)

Fotografar. Tirando a minha filha…pouco mais. Esquece lá o sair para dar uma volta e fotografar pelo caminho. Começa logo na parte de não conseguir ter a máquina ao pescoço e de não ser nada prático ir com ela enquanto procuro com os olhos detalhes para fotografa.

Ir ao ginásio ou fazer desporto. Olha outra coisa… esta foi mais cortada na gravidez. Primeiro porque tinha um sono descomunal e não conseguia acordar às 6h para ir ao ginásio ou correr como era normal, e depois porque o cansaço e a própria gravidez não permitiam. Fui sempre dando longos passeios e andando bastante a pé – até à véspera do nascimento da minha filha. Desde que ela nasceu, nadinha desta vida.

Fazer algum DIY simples ou cozinhar. Digam lá, o que é que acham?

Agora com isto tudo, eu sinto que não estou bem. Como é que à minha volta as mães dizem que fazem tudo e mais alguma coisa e eu não faço um décimo do que preciso? Até digo que me podem apontar o dedo por esta “desindependência”, mas se há coisa que não me podem dizer é que não estou a dedicar-me para que a minha filha desenvolva.

 

~a

2 thoughts on “Estou tão cansada…

  1. “Como é que à minha volta as mães dizem que fazem tudo e mais alguma coisa e eu não faço um décimo do que preciso?” Há dois tipos de mães. As que não conseguem fazer nada e as mentirosas 🙂 Não te apoquentes. As coisas vão melhorar com o tempo. Para já, dedica-te à tua filha e no tempo livre faz que aquilo que é mesmo essencial. Daqui a nada estás com saudades de como ela é agora. Trust me 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s