Há já cerca de um mês que a nossa pequenota dorme na cama de grades.
Antes disso, dormia numa alcofa na nossa cama (no nosso meio), mas já batia com os pés no fundo e com os braços nos lados – não, ela não é gigante, simplesmente a alcofa não estica com ela.
Fartos do mono em cima da cama (que saudades que eu tinha de me conseguir virar à vontade!), pusemos a cama de grades no nosso quarto, esteve um dia a dormir lá durante umas sestas da tarde e no dia seguinte à noite já lá ficou.
Ma-ra-vi-lho-so.
Recordo aqui algumas considerações importantes quanto à cama de grades.
- Deve ser estável e sólida, e as grades devem ter no mínimo 60 cm de altura.
- A distância entre as barras das grades deve se inferior a 6 cm.
- Escolher uma cama que obedeça às normas de segurança europeias e um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades da cama.
- Se colocar uma proteção almofadada por dentro da cama, ao longo do colchão, deve prendê-la bem à grade de forma a não cair sobre o bebé.
- O bebé deve ser colocado com os pés quase a tocar na margem inferior da cama.
- A roupa da cama (lençol, manta ou edredão que usem para cobrir a criança) devem estar bem presos por baixo do colchão e devem cobrir apenas até ao peito /axilas. Durante bastante tempo vão ter mais lençol debaixo do colchão do que em cima, mas é exatamente o que deve ser feito.
No caso da nossa pequena, como ela se atravessa com facilidade, comprámos um anti-giro.
Este tem duas larguras possíveis e, como as partes prendem com botões, não se magoa a criança. Quando não precisarem, o boneco sai e ficam com um peluche para brincar, dormir, ou simplesmente ter.
Desde que o temos que ela nunca mais se conseguiu atravessar ou dormir torta.
Antes de irem a correr às lojas mais próximas para comprar tudo o que existe, digo-vos a que lojas fomos. A cama de grades é uma Zy Baby simples (comprámos no Continente Online), o anti-giro acima é da Tuc Tuc, assim como um dos conjuntos de edredão + protetor de cama (oferecido pelos meus colegas de trabalho <3). Temos mais um par de conjuntos destes, um do Continente e outro que comprámos novo na Kid 2 Kid. Os lençóis também são da Kid 2 Kid e da Zippy. 🙂
Por fim, temos um mobile que nos emprestaram que é a oitava maravilha do mundo. Tem luz, que podemos desligar, uns ursinhos que giram, que podemos tirar, e – o mais importante para nós – tem sons. Dos três disponíveis (música, sons da natureza e ruído branco), o ruído branco funciona lindamente com a pequena. Quando às vezes tem mais dificuldade em adormecer depois do jantar, ligámos esse som e em 2 minutos está a dormir profundamente.
~a