Para começarmos o fim-de-semana, vou falar-vos de televisão. Sim, televisão! Aquela coisa que as miúdas podem ver um pouco a cada dia, e um pouco mais ao fim-de-semana, especialmente se estiver frio e chovoso como o próximo se antecipa. Cá em casa, as miúdas têm direito ao seu bocadinho de televisão diário. Enquanto que de manhã vemos o Zig Zag na RTP 2, ao fim do dia a escolha é a Netflix ou Disney+. Ambas têm uma boa escolha de séries para crianças, mas hoje vou focar em algumas das nossas opções da Netflix portuguesa.
“A casa do Mickey Mouse”
Uma série que dispensa apresentações. Segue as aventuras do Mickey e amigos enquanto aprendem lições valiosas sobre trabalho em equipa e amizade. Dispensa apresentações 🙂
“As aventuras do Gato das Botas”
Para além dos filmes que provavelmente conhecem, existe uma série que segue as aventuras do Gato das Botas, que são sempre emocionantes e engraçadas.
Há também um filme interativo em que podem escolher as opções e ter variações à história. É um sucesso cá em casa!
“Puffin Rock”
Esta série já deu na RTP2, no Zig Zag de manhã, e as miúdas gostavam imenso. Há uns tempos, descobrimos que também dá na Netflix. A série acompanha as aventuras de um adorável papagaio-do-mar chamado Oona e da sua família e amigos, em que exploram a natureza e aprendem sobre o mundo que os rodeia.

“Patrulha Pata”
Mais uma série que dispensa apresentações! Para quem não conhece, a Patrulha Pata é uma série animada que segue as aventuras de um grupo de cães – Rocky, Marshall, Rubble, Zuma, Skye, Chase, Everest, Tracker… – que trabalham em equipa para salvar o dia. 🙂
“Octonautas”
Os Octonautas, tal como os papagaios da série “Puffin Rock”, aparecem no Zig Zag de manhã. Neste momento, na Netflix, têm já várias séries, por isso há imensas aventuras para acompanharem. Em resumo: é uma série de animação sobre um grupo de animais (maioritariamente marinhos) que vivem aventuras subaquáticas enquanto exploram o oceano. Mais recentemente também se aventuraram em sítios mais secos. 🙂
“A casa de bonecas da Gabby”
“A casa de bonecas da Gabby” (ou “Gabby’s Dollhouse”) é uma série de televisão de animação em que a protagonista Gabby, uma menina curiosa e criativa, adora brincar com sua casa de bonecas, cujos habitantes são gatos. Cada episódio leva-nos numa aventura diferente na casa de bonecas, onde a Gabby e seus amigos (sempre animais) resolvem problemas, aprendem lições importantes e exploram a sua criatividade.
Com a ajuda da sua imaginação, a Gabby transforma a sua casa de bonecas num mundo maravilhoso e cheio de surpresas, onde a diversão e a aprendizagem andam de mãos dadas. Ao longo da série, as crianças são incentivadas a explorar a sua própria criatividade e imaginação, enquanto acompanham as aventuras de Gabby e os Gabbygatos: Pandinha, DJ Musigato, Sereiagata, Bolinho, Fadinha, Bebé Cartão, Mamã Cartão, Almofagata, Carlita e Gatão.

“Carmen Sandiego”
Esta é uma “aquisição” recente cá em casa. “Carmen Sandiego” é uma série baseada no videojogo clássico com o mesmo nome. A série segue as aventuras da misteriosa ladra internacional Carmen Sandiego enquanto ela viaja pelo mundo roubando tesouros valiosos e frustrando os planos maléficos da organização criminosa V.I.L.E.
Enquanto a Carmen viaja pelo mundo, ela é perseguida por outros detetives, que tentam capturá-la. A série tem como objetivo educar as crianças sobre a geografia e cultura de diferentes partes do mundo, e pensar nas morais que uma ladra pode ter, enquanto acompanham as aventuras emocionantes. A Carmen Sandiego é uma personagem forte e inteligente que se destaca como um modelo positivo para as meninas; mas descansem!, porque também há personagens masculinos fortes e complexos. A série é divertida e cheia de ação, com um enredo envolvente que mantém todos ansiosos pelo próximo episódio.
Para ajudar, há também um episódio interativo.
“Hank e o camião do lixo”
Esta série já rodou algumas vezes cá em casa: as aventuras de um menino chamado Hank e do seu melhor amigo, um camião do lixo, Trash Truck.
A série foca-se nas brincadeiras e na imaginação de Hank e Trash Truck enquanto eles exploram o mundo em seu redor. Cada episódio apresenta uma nova aventura em que Hank e Trash Truck aprendem lições valiosas sobre amizade, trabalho em equipa, respeito e empatia. Juntos, embarcam em aventuras imaginárias, como caçar tesouros, explorar o Espaço, visitar um castelo encantado e muito mais! No entanto, a série também aborda situações do dia a dia, como lidar com sentimentos, aprender a resolver problemas e ajudar os outros.
Os estilo da animação é mais perto da ilustração – eu gosto muito, confesso.

“Ridley Jones”
Outra das grandes favoritas da nossa Pipoca mais crescida, ou não houve um parassaurolofo na série! “Ridley Jones” é uma série sobre as aventuras de uma corajosa menina de seis anos chamada (suspense!!!) Ridley Jones.
A série começa com a Ridley descobrir que o seu lar é, na verdade, um museu noturno, cheio de artefactos mágicos e objetos históricos incríveis, do qual é guardiã! Ao longo da série, ela enfrenta muitos desafios e enigmas enquanto protege o museu e as valiosas relíquias. Conta com a ajuda de amigos, incluindo um parassaurolofo chamado Dante e um esqueleto chamado Bones. Além disso, ela descobre que a sua família também tem um papel importante na história do museu, e vai descobrir o segredo que a envolve para proteger o museu de vilões perigosos.
As aventuras de Ridley e amigos ensinam lições valiosas sobre trabalho em equipa, amizade, inclusão e resolução de problemas, ao mesmo tempo que incentiva a curiosidade e a imaginação das crianças.

Já ouvi falar de muitas outras que devem ser fenomenais, mas quero saber quais rolam mais nas vossas casas! Contem-nos tudo! 😉