Aproveitando uns dias de férias antes do Natal, fomos almoçar fora a dois. Já não o fazíamos há imenso tempo, por isso apostamos em ir conhecer um bom restaurante, com uma boa ajuda do desconto do The Fork.
A nossa escolha foi o restaurante O Comercial, no Palácio da Bolsa (Porto),que estava com 50% de desconto na carta mas reservas pelo The Fork. Não sendo um restaurante para todas as carteiras, este foi o incentivo necessário para lá irmos. Além disso, é sempre bom revisitar o magnífico edifício do estilo neoclássico em que se insere.
Passemos ao menu.
Eu comecei a refeição com um crocante de alheira com o ovo de codorniz, que estava muito bom. Como prato principal, e sem grandes surpresas porque sou fã deste fiel amigo, escolhi o bacalhau “O Comercial“ com cebolada de enchidos, deitado em brás de espinafres e cebola crocante. A dose é tão bem servida que daria facilmente para dividir com alguém ❤️ Além disso, estava perfeito! 😁
Mas como gosto de ir às sobremesas, deixei um espacinho para o fondant de chocolate negro com coulis de framboesa e gelado de café expresso, e fiquei rendida! Estava magnífico!
O Papá é mais ousado do que eu nas escolhas, regra geral, e a ementa disso mostra um pouco desse lado. Começou com um crepe de morcela e queijo de cabra sobre maçã caramelizada e mel; tem muito bom aspecto, mas eu, não sendo fã de morcela, passo bem sem experimentar 😉
Para o prato principal, optou pelas vieiras grelhadas com linguini nero, molho de açafrão e gamba flamejada em brandy. Eu experimentei uma das vieiras – nunca tinha provado – e percebi por que razão dizem tanto no Masterchef que não podem passar do ponto. Estava algo de muito macio, aveludado; imagino que muito rapidamente passasse a algo borrachudo!
A sobremesa foi tudo menos algo light, mas quem quer saber da dieta a dois dias do Natal? O que vêem na foto é nada mais do que pudim Abade de Priscos, com crocante de presunto e gelado de vinho do Porto. Provei o gelado e digo-vos que fiquei surpreendida! Não contava com o sabor; não é demasiado forte, nem tem o travo a álcool que esperava encontrar. 🙂
Ah, já me ia esquecendo: acompanhamos tudo com um belo Mateus Aragonês (Rosé), bem fresquinho, como deve ser!
Saímos os dois bem satisfeitos e soube-nos a prenda de Natal antecipada. Além da refeição ter sido boa, a equipa do restaurante é muito simpática e a vista que pudemos apreciar num bom dia de sol ainda mais nos deixou de boa disposição!
Podem saber mais sobre o restaurante no site do “O Comercial”.