Este foi o nosso tronco de Natal, feito a 4 mãos.
A Pipoca mais velha adora estar a cozinhar comigo, por isso de vez em quando arranjo algumas coisas para fazermos juntas.Este bolo é fácil de fazer, é por isso vos deixo a receita abaixo. 🤤
Como não exige graves capacidades decorativas, nem sequer demasiado tempo na cozinha, é muito bom para fazerem com os miúdos (ou sozinhos 😏).
Tronco de Natal “Mamã, dá licença?”
Para a massa:
– 6 ovos
– 6 colheres de sopa de açúcar amarelo
– 6 c.s. de farinha
– 6 c.s. de miolo de amêndoa moído
– raspa de uma laranja
Para o recheio: cerca de 300 gr de creme de ovos
Para a cobertura:
– 250 gr ricotta
– 1 tablete de chocolate (usámos negro) derretido com manteiga
– 1 colher de sopa de açúcar
– 50 ml de leite ou 1 ovo
– fios de ovos
– côco ralado

Esta receita é muitos simples e rápida, e o receio de não ficar uma torta perfeita é facilmente ultrapassável, se pensarem que vai ser tudo coberto com creme 🙂
1. Batam os ovos inteiros com o açúcar até ficar terem uma mistura com bastante ar. Em alternativa, podem separar gemas e claras, e fazer como um pão-de-ló, mas não acho que seja necessário 🙂
2. Juntem a farinha e misturem. Depois, juntem o miolo de amêndoa e a raspa de laranja e misturem.
3. Levem ao forno em duas porções, uma de cerca de 1/4 da massa e outra de 3/4. Devem ir em formas rectangulares ou quadradas, forradas com papel vegetal, numa camada fina de massa.
4. Forno: cerca de 20 minutos a 180 graus. Vejam até estar cozida, mas não seca.
5. Estendam um pano de cozinha e polvilhe com um pouco de açúcar ou côco ralado. Ao tirarem do forno, virem a forma para esse pano, tirem o papel vegetal do bolo e enrole-no com a ajuda do pano (eu passei cada um deles para o respetivo papel vegetal, já enrolados, e deixei arrefecer assim).
6. Passem para o recheio: derretam o chocolate e batam ligeiramente a ricotta com o açúcar. Misturem o chocolate na ricotta e já com tudo homogéneo, juntem o leite ou o ovo e misturem. Está pronto!
7. Assim que os bolos estiverem frios, desenrolem-nos e recheiem com o creme de ovos. Voltem a enrolar, e disponham na travessa onde irão servir. O rolo mais pequeno será partido ao meio para fazer de ramos 🙂 usem um pouco do creme de ovos para os colar ao tronco.
8. Agora, podem cobrir o tronco com o creme de chocolate. Nós improvisámos um saco de pasteleiro com um saco ziploc, mas podem simplesmente barrar.
9. Enfeitámos com côco ralado, massa filo tostada (mas podem ser bolachas partidas) e fios de ovos. Ah, e com os cogumelos 😉
De certeza que se divertem a fazer e que ainda fazem um brilharete na Consoada! 🙂