Resumo do Dia das Bruxas

Eu não ligo ao Carnaval nem ao Dia das Bruxas (Halloween), nem sou fã de me mascarar. Mas gosto de ver as pessoas felizes, e quando se trata das miúdas, ainda mais.

Há uns meses, uma amiga deu-nos umas fatiotas que eram da filha, já crescidinha 😉 – e lá vinha um vestido de bruxinha. Com o aproximar do dia das Bruxas, experimentámos e ficava mesmo ao tamanho da Pipoca mais velha. Ela achou piada, andou com ele por casa há uns dias, e, como este ano a indicação foi para ao não levar máscara para a escola, fizemos o sábado temático em casa.

Como já vem sendo algo comum, o dia passou pela cozinha.

De manhã, fizemos um bolo as duas, que decorámos como se fosse uma abóbora. Pela foto abaixo poderão ver que, felizmente, eu tenho outro emprego, porque se dependesse do cake design estaria nas ruas da amargura 🤣 Ao menos não faltou criatividade e, sendo uma coisa para os divertirmos, também dá para usar a imaginação.

O nosso bolo Abóbora 🎃
A decoração envolveu côco ralado é mais uns aproveitamentos 🎃

Posso dizer que o bolo ficou delicioso, sendo que foi feito de cabeça – é uma receita simples – e a decoração também não foi muito trabalhosa. Deixo a receita abaixo 👇

Bolo Abóbora 🎃 de Halloween

Massa:

4 ovos / 3 colheres cheias de açúcar amarelo / 1 chávena de farinha / sumo e raspa de 1 laranja / 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Decoração:

Corante alimentar laranja (ou vermelho + amarelo) / corante alimentar verde (ou azul+ amarelo) / côco ralado / pepitas ou rolinhos / chocolate (em tablete ou pepitas) / geleia ou calda (para que a decoração adira; também podem usar natas batidas)

Preparação:

Batam as claras em castelo. Depois, batam as gemas com o açúcar até ficar uma mistura leve.

Juntem a raspa de laranja e metade da farinha e mexam. Juntem metade do sumo para ajudar e depois o resto da farinha. Novamente o sumo (a segunda metade) e o fermento. Caso esteja muito líquida, juntem mais 1 ou 2 colheres de sopa de farinha.

A seguir envolvam as claras e, quando acabarem levem ao forno a 180 graus durante cerca de 25 minutos.

Agota podem dedicar-se à decoração.

Eu peguei em dois sacos plásticos, um para colorir o côco e outro para os rolinhos. Usei uns 100 gr de côco (talvez um pouco menos) e uma embalagem de rolinhos (100 gr). Podem usar só côco, mas eu quis variar nas texturas.

Põem o côco num saco e os rolinhos no outro. Ao côco, juntam o corante laranja (eu tinha as cores primárias, por isso juntei numa taça primeiro e as duas cores e depois no saco) e o verde aos rolinhos. Misturem bem, até ficarem com uma cor uniforme.

(Nota: o côco vai ficar sequinho, com a sua textura normal. Podem guardar o que sobrar para usarem depois, porque isto não altera o sabor. Já os rolinhos vão ficar mais agregados e húmidos, que era o objetivo aqui. Se não gostarem assim, usem só côco.)

Depois do bolo estar pronto é de ter arrefecido um pouco, podem pincelar com a geleia ou calda (neste caso, deixem a calda engrossar um pouco). Em seguida, comecem por pôr cobrir o topo com o côco laranja e a lateral com os rolinhos verdes.

Se tiverem pepitas de chocolate, podem usar para desenhar a cara da abóbora. Como eu não tinha nem me lembrei de comprar, utilizei um resto de uma tablete de chocolate de leite com avelãs e cortei uns pedaços para fazer a cara improvisada. O resto fiz em lascas e usámos como a “terra” do chão.

Mestres do improviso! 😁

Mas não ficamos por aqui! Ao jantar, juntamo-nos novamente as duas na cozinha para fazer pizza do dia das bruxas 🧙‍♀️

Garanto-vos que não é nada de mais. Gosto de coisas que simplifiquem a vida, por isso aqui usei bases de pizza (fresca), comprei paio, fiambre aos cubos, queijo ralado, salsicha e o molho não era mais do que polpa de tomate com azeite, órgãos, sal e um nadinha de mostarda. Nem sequer levou tomate frito que normalmente tenho em casa, mas que entretanto acabou.

As pizzas do dia das bruxas 🧙‍♀️

Puxem pela imaginação e vejam as pizzas em forma de fantasma 👻, de chapéu de bruxa 🧙‍♀️, de morcego 🦇 e de abóbora 🎃

Foi a festa ao jantar também 🙂

A acompanhar as festividades, esteve o morcego que fizemos com um rolo de papel higiénico e uns pedaços de cartolina 😉 um amiguinho bem simpático!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s