Tinta para crianças: 7 receitas fáceis!

Este tempo mais frio e chuvoso puxa a atividades dentro de portas. Muitas vezes, só a “obrigação” de ficarmos fechados em casa nos dá conta do juízo e nos tolda o pensamento.

Por isso, vamo-nos recordar que já imensa coisa gira para fazer dentro de portas com os miúdos. Já dei várias sugestões, mas hoje vou aqui deixar uma simples: como fazer tintas de dedos seguras para crianças.

Fazer a tinta é simples e não demora muito tempo, e podemos ficar descansados, para o caso dos nossos pequenos quererem meter as mãos na boca. É tinta segura e pensada já para isto! Melhor: aproveitamos essa vontade de meter as mãos em tudo e de as levar à boca para jogar com a curiosidade do material.

Para vos situar na idade do bebé para esta atividade, vou apenas dizer que a pintura com os dedos é uma das primeiras atividades que os bebés podem começar a realizar desde tenra idade. Há bebés que aos seis meses já têm alguma destreza e curiosidade pelas texturas e outros que só mais tarde desenvolvem estas capacidades. Mas uma coisa é certa: se nós lhes dermos os estímulos, estes gestos vão acabar por ser acordados mais cedo ou mais tarde. 🙂

A pintura com as mãos ajuda a desenvolver a sensibilidade tátil e a destreza manual, assim, como a coordenação entre os olhos e mãos. No meio disto, também ajuda a desenvolver o lado criativo! A cereja no topo do bolo – e de que muitas vezes nos esquecemos – é que estamos a ajudar a construir a segurança da criança. Quando lhes damos à escolha várias cores e instrumentos, sem os limitarmos, as crianças começam a perceber que podem escolher e decidir sobre o que têm disponível.

Claro que, independentemente disso, podem fazer estas tintas para crianças de qualquer idade. 😉

Vou deixar-vos várias receitas que podem experimentar, para conseguirem ver o que têm em casa e terem várias opções.

 

  1. Tinta de iogurte:
    Esta é super simples: precisam  de iogurte natural e corante alimentar. Juntem a cor conforme o vosso gosto e se precisarem de mais tinta, é só juntarem mais um iogurte. É só misturar. De todas as receitas que vos deixo aqui, esta é a que pode deixar um cheiro mais azedo, dependendo do iogurte, e se está ou não calor suficiente para o iogurte secar rapidamente, mas é super simples.
  2. Tinta de gelatina
    Esta também é super simples: só precisam de água e de gelatina em pó. Podem comprar da gelatina vegetal sem açúcar, se for para usarem com bebés mais pequenos e que vão pôr as mãos à boca de certeza. Em vez de seguirem a quantidade para fazer gelatina, vão pôr o pó numa taça e depois juntar só um pouco de água muito quente. Comecem por juntar pouca água para poderem ver a consistência. Vai começar numa pasta e depois vocês vão ajustando para ficar da consistência desejada. Se ficar demasiado líquida, juntem mais gelatina. Fácil 🙂 Assim que arrefeça, está pronta a utilizar!
  3. Tinta de Amido de Milho (farinha Maizena)
    Esta receita sei que é bastante utilizada nos infantários porque também é muito fácil e barata. Com uma chávena de amido de milho, para meia de água fervente e mais uma chávena de água fria fazem a pasta que vai ser a vossa base. Durante o processo, juntem corante de alimentos e está feito! Comecem por misturar o amido de milho com a água fria para dissolver. A consistência vai ficar estranha, mas é só continuar mexendo para dissolver tudo. Vai ficar com alguns grumos, mas é normal; depois vão juntar a água quente aos poucos, até com a consistência que se quer. No fim é só juntar o corante alimentar 😉
  4. Tinta de farinha
    Se não tiverem amido de milho ou se não quiserem usar água a ferver, podem optar por esta receita que só leva farinha, água à temperatura ambiente e corante. A anterior precisa mesmo da água quente para ativar o amido, senão não fica uma pasta uniforme no fim. Para esta, juntem uma chávena de farinha, mais cerca de meia de água e o cortante e batam. Podem ter que juntar mais água, dependendo da grossura da vossa farinha, mas é fácil ajustar. Uma dica: podem juntar uma colher de óleo vegetal quando a mistura da tinta estiver pronta para ser mais fácil de espalhar.
  5. Tinta de frutas ou legumes
    Esta agora é básica e ninguém se lembra disto como tinta… menos quando cai na roupa! 😉 Usar puré de frutas como a banana (amarelo), morango / framboesa (vermelho), kiwi (verde) ou mirtilo (azul) dá uma paleta de cores super natural e comestível! Além de ter cheiro agradável! Podem também usar legumes como beterraba, abóbora, etc.
  6. Tinta de gelo
    Esta também é muito fácil mas diria para a fazerem no verão (parece-me óbvio o porquê :)). É só congelarem água com corante alimentar e depois utilizar os cubos de gelo para pintar. Podem fazer aguarelas giras, mas é o que acho menos interessante (e não é imediato).

Em qualquer situação, podem comprar tinta não tóxica e diluir, se quiserem, mas o objetivo deste post é também pôr-vos a fazer alguma coisa.

Seja qual for a tinta escolhida, depois é só arranjarem papel ou tecido e pintarem com as mãos ou até os pés! Podem utilizar instrumentos, como carimbos de batata, esponjas recortadas, tecidos ou papéis amarrotados, madeiras ou outras coisas que tenham texturas. Eu tenho algumas coisas em casa; muitas comprei no AliExpress por meia-dúzia de cêntimos, como as esponjas de maquilhagem e pincéis de silicone, e outras fiz em casa.

As tintas quase todas que menciono acima podem ser guardadas no frigorífico (durante alguns dias aguentam bem; até um mês num recipiente hermeticamente fechado) e utilizadas quando quiserem. A exceção é a tinta de gelo, claro 🙂