Ontem tivemos a nossa ecografia como partilhei. Felizmente saímos de lá mais leves e com mais uma opinião médica sobre a infecção por citomegalovirus e sobre a amniocentese numa fase tão avançada da gravidez.
Ecografia = 1
A ecografia, como normalmente é com esta médica – Dra Carlinda Cruz, da Casa da Saúde Boavista -, foi longa e meticulosa. A médica examinou tudo com cuidado e por várias vezes. A cada passo que dava, explicava o que estava a ver e dizia que estava tudo bem, sem sinais (morfológicos) que apontem para alguma afectação pelo citomegalovirus.
Diz a médica que, se não lhe tivéssemos dito nada no início do exame, ela veria um bebé fora de qualquer risco, e nem poria a hipótese de eu ter estado doente.
Felizmente, para além do bebé, também a placenta está saudável e sem sinais de envelhecimento.
Por precaução, marcou-nos uma nova ecografia para daqui a cerca de um mês, para validar se a placenta continua saudável e rastrear novamente o bebé.
Como tinha já dito, há muitos problemas que não se encontram numa ecografia morfológica mas os que se podem encontrar já foram riscados da lista. O que significa isto? Que algo morfologicamente visível (logo, mais grave) não apareceu na ecografia, logo a probabilidade de ter esses problemas é muito, muito pequena. Sabemos que o que não é visível numa ecografia continua a ser uma incerteza.
Amniocentese = 0
Perguntámos diretamente à Dra Carlinda se aconselharia uma paciente dela a fazer uma amniocentese numa gravidez tão avançada e a resposta foi um rotundo “Não.”.
Como já tínhamos já conversado, é muito arriscado fazer o exame nesta altura. Para além de nós termos que assinar um termo de responsabilidade para qualquer médicos nos fazer o exame, a probabilidade de haver um parto prematuro é demasiado alta (é quase o 50/50 do “Quem quer ser milionário”). Podemos estar a criar problemas onde não os há, “só” para saber se há presença do vírus no líquido amniótico (lembro-vos que esse dado não nos quaisquer certezas quanto ao estado ou afectação do bebé).
Amanha temos consulta no CMIN novamente e de certeza que nos vão dizer o mesmo. Só na próxima semana é que terei consulta com o obstetra (tinha ontem, mas ele cancelou 🙄), mas já irei com mais dados e com os pareceres de mais médicos sobre a situação.
Parece que estivemos a viver em suspensão nas últimas semanas, mas finalmente estamos a pousar no chão e a avançar com as nossas vidas.
~a
Olá , meu deus isso deve ser um susto enorme não? Mas que tudo corra bem e claro as maiores felicidades. Um beijinho
GostarGostar
Sim, mas já vamos estando mais descansados e com vigilância mais apertada. Obrigada! 😘💕
GostarGostar