Ecografia 1 – Amniocentese 0

Ontem tivemos a nossa ecografia  como partilhei. Felizmente saímos de lá mais leves e com mais uma opinião médica sobre a infecção por citomegalovirus e sobre a amniocentese numa fase tão avançada da gravidez.

Ecografia = 1

A ecografia, como normalmente é com esta médica – Dra Carlinda Cruz, da Casa da Saúde Boavista -, foi longa e meticulosa. A médica examinou tudo com cuidado e por várias vezes. A cada passo que dava, explicava o que estava a ver e dizia que estava tudo bem, sem sinais (morfológicos) que apontem para alguma afectação pelo citomegalovirus.

Diz a médica que, se não lhe tivéssemos dito nada no início do exame, ela veria um bebé fora de qualquer risco, e nem poria a hipótese de eu ter estado doente.

Felizmente, para além do bebé, também a placenta está saudável e sem sinais de envelhecimento.

Por precaução, marcou-nos uma nova ecografia para daqui a cerca de um mês, para validar se a placenta continua saudável e rastrear novamente o bebé.

Como tinha já dito, há muitos problemas que não se encontram numa ecografia morfológica  mas os que se podem encontrar já foram riscados da lista. O que significa isto? Que algo morfologicamente visível (logo, mais grave) não apareceu na ecografia, logo a probabilidade de ter esses problemas é muito, muito pequena. Sabemos que o que não é visível numa ecografia continua a ser uma incerteza.

Amniocentese = 0

Perguntámos diretamente à Dra Carlinda se aconselharia uma paciente dela a fazer uma amniocentese numa gravidez tão avançada e a resposta foi um rotundo “Não.”.

Como já tínhamos já conversado, é muito arriscado fazer o exame nesta altura. Para além de nós termos que assinar um termo de responsabilidade para qualquer médicos nos fazer o exame, a probabilidade de haver um parto prematuro é demasiado alta (é quase o 50/50 do “Quem quer ser milionário”). Podemos estar a criar problemas onde não os há, “só” para saber se há presença do vírus no líquido amniótico (lembro-vos que esse dado não nos quaisquer certezas quanto ao estado ou afectação do bebé).

Amanha temos consulta no CMIN novamente e de certeza que nos vão dizer o mesmo. Só na próxima semana é que terei consulta com o obstetra (tinha ontem, mas ele cancelou 🙄), mas já irei com mais dados e com os pareceres de mais médicos sobre a situação.

Parece que estivemos a viver em suspensão nas últimas semanas, mas finalmente estamos a pousar no chão e a avançar com as nossas vidas.

~a

2 thoughts on “Ecografia 1 – Amniocentese 0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s