O check-up dos 5 anos

Como perceberam pelo artigo anterior, a Pipoquinha fez 5 anos e nós tivemos um dia para nós os quatro. Mas antes disso, fomos à consulta anual dos 5 anos para vermos como estava a pequena.

Recentemente, decidimos mudar de pediatra, por isso, desta vez, fomos à pediatra que esteve connosco quando as duas Pipocas nasceram – por coincidência! Assim, voltámos a ver a Dr.ª Filipa Flor de Lima, dos Lusíadas Porto, que fez a consulta com a Pipoca e foi buscar os temas todos que tínhamos para ver.

Falámos da barriga dela e da obstipação – já falei disso no passado, inclusivamente fomos até à nutricionista -, dos hábitos alimentares, do comportamento, da fala, e de mais uns quantos temas relevantes nesta fase.

Sobre a obstipação, como é algo que é 100% comportamental no caso da nossa pequenota, tivemos uma evolução muito positiva no último ano. Trabalhámos com ela com um quadro dos cocós (não tenho outro nome para lhe dar 😋), muito semelhante ao quadro do comportamento que já tínhamos feito antes para a irmã. Tendo esta rapariga um feitio mais forte, não foi muito direto para ela perceber, mas ajudou bastante. Ao mesmo tempo, seguimos as dicas da nutricionista e fomos sempre trabalhando a parte de retirar o medo que ela tinha de ir à casa-de-banho. De vez em quando, ainda temos alguns dias em que ela prende, mas já são mais longe a longe e a perceção dela é muito diferente agora.

O tratamento que andávamos a fazer com o Laevolac e o Casenlax não estava a dar resultado – acabávamos, frequentemente, por ter que ir ao clister para ela fazer o que tinha para fazer, mesmo seguindo tudo à risca. Para nós era muito claro de que isto não era um problema do sistema digestivo, mas sim do comportamento, por isso “atacámos” essa parte.

Viemos de lá com mais algumas dicas em termos de alimentação – a Pipoca anda a comer menos, mas não é nada de estranho, e não nos preocupa, já que está nos percentis dela, está a evoluir constantemente e está feliz e saudável. Falámos também sobre a terapia da fala, que ela já faz há uns meses, e que irá continuar a fazer, para a preparar para o primeiro ciclo. Neste caso, nós temos que a ir mentalizando que as sessões são muito à volta de brincadeiras, mas que ela tem que fazer a parte dela. Segundo a terapeuta, tem corrido bem, e nós temos visto alguma evolução – lenta, mas existente – e vamos reforçando e corrigindo sempre que necessário para que ela fale direito.

Em julho, vamos ter a consulta no centro de saúde para ela levar as vacinas dos 5 anos – vamos a ver como corre essa consulta, porque promete! A do ano passado foi um circo e não havia nenhuma vacina…🤡 Pode ser que esta corra melhor, pelo menos até à primeira espetadela! 💉

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.