Dermatite seborreica infantil: o champô que utilizamos

Quando fomos com a Pipoca mais crescida à consulta dos 4 anos com o pediatra, ela estava com alguma vermelhidão no couro cabeludo, e com comichão a intensificar a cada par de dias.

Quando o pediatra viu, percebeu que seria dermatite seborreica num estado inicial – algo que não nos surpreendeu, uma vez que o meu marido tem o mesmo, mas em estado bastante avançado e por todo o corpo.

Recomendou-nos alguns champôs e, caso não houvesse melhorias rápidas, seguirmos para uma dermatologista – com especialidade pediátrica.

O que é a dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um problema de pele, que normalmente surge na puberdade, mas pode aparecer em crianças mais pequenas. Regra geral, concentra-se maioritariamente no couro cabeludo e regiões oleosas da pele como os lados do nariz, orelhas, pálpebras e peito, causando vermelhidão, manchas e descamação (caspa, no caso do couro cabeludo).

Pode desaparecer sem tratamento, mas em alguns casos pode ser necessário usar produtos (champôs e creme) específicos e antifúngicos para a tratar.

É importante saberem que é algo que não tem propriamente cura efetiva, mas que é controlável, principalmente se não estiver num estado avançado e se conseguirem incluir na rotina algumas ações simples:

  • Utilizar produtos suaves para a higiene do couro cabeludo e do corpo, certificando-se de que retiram bem os produtos com água abundante;
  • Evitar produtos que contenham álcool, pois é agressivo para a pele;
  • Evitar utilizar produtos como gel e laca no cabelo;
  • Preferir roupa de materiais suaves, como o algodão, que permitem que circule ar pela pele (ajuda a reduzir a irritação).

Há alguns produtos mais direcionados que podem procurar – foi isso que fizemos com o champô da Pipoca.

Como estava ainda numa fase inicial, seguimos a indicação do pediatra em comprar um champôs para dermatite seborreica – que possa ser utilizado por crianças.

Ele sugeriu-nos procurar o da Uriage e o da Bioderma; como primeiro encontrámos o champô Bioderma Node DS, optámos por esse, mas conheço bem ambas as marcas e acredito que sejam duas boas opções. Vimos também o da Dercos, mas fica para experimentar noutra altura e para deixar aqui aberta à discussão caso algum de vocês já o tenha experimentado.

Estes champôs encontram-se em farmácias e parafarmácias – comprámos na Well’s, mas podem ter na farmácia junto a vossa casa 😉

Champô para Dermatite Seborreica Bioderma Node Ds – comprar na Well’s

No caso da nossa filha, sendo ainda inicial, na primeira semana utilizámos o champô nas duas lavagens do cabelo, e notámos logo melhorias. Na semana seguinte, começámos a intercalar as lavagens: uma com este champô da Bioderma, e outra com o dela. Fizemos isso durante duas semanas e depois passamos a usar só o dela em todas as lavagens e, de vez em quando, pomos uma mistura dos dois numa lavagem.

Sempre que isto se manifestar novamente com mais força, voltamos a utilizar o champô com mais recorrência, mas para já parece ter adormecido outra vez. 🙂

E vocês, têm alguma sugestão neste sentido? Utilizam algum produto específico? Fico à espera das vossas partilhas 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s