Aproveitando o feriado e os pedidos constantes da Pipoca mais velha para fazermos bolachas, fomos para a cozinha preparar uns docinhos 😉
Há já uns anos que comprei uns cortadores (formas) de bolachas com formato da cabeça do Mickey, Minnie, Tico e Teco (eram aos pares :P) e na semana passada o papá trouxe um conjunto de 5 formas da Tiger por 3 euros.
Fizemos uma receita simples, que vos deixo abaixo. Se podia ser mais saudável? Podia. Mas não é das piores. Quando cozinho com a minha filha, tenho o cuidado de fazer algo que lhes possa dar sem preocupações, ainda que possa ser regrado. Isto não é exceção.
Bolachas simples:
- 80 gr manteiga à temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de azeite
- 80 gr de açúcar (utilizei amarelo)
- 200 gr de farinha
- 1 ovo
- Opcional: raspa de uma laranja, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 2 colheres de sopa de côco ralado
- Misturem a manteiga com o açúcar e o azeite. Vão ficar com uma mistura areada.
- Juntem o ovo e mexam até o envolverem.
- Juntem a farinha e misturem.
- Parte opcional: dividam a massa em duas ou mais partes e ponham a raspa de laranja numa, o cacau noutra, o côco na terceira. Aqui é algo ao vosso gosto. Podem nem sequer fazer este ponto.
- Se puderem, levem a massa ao frigorífico meia hora para ganhar consistência; vai ser mais fácil para esticar depois.
- Numa bancada limpa, que podem cobrir com uma folha de papel forra formas, estiquem a massa até ter cerca de 5 mm. Cortem com as vossas formas.
- Levem ao forno durante cerca de 20 minutos a 180 graus.

Se não tiverem formas, inventem: cortem com um copo e façam luas, ou façam bolinhas que marcam com um garfo (está uma a foto acima).
Vão ficar ótimas e vocês vão divertir-se na cozinha com os miúdos. É isso que importa 🙂
