Livro: “O pequeno livro do ambiente”

O livro que trago hoje esteve na fila para que saísse nesta data: 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foto: fnac.pt

Antes de vos fazer a visita pelo livro, explico de onde vem a celebração desta data.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, na Conferência de Estocolmo (Suécia), na primeira Conferência das Nações Unidas marcada para tratar especificamente temas relacionados com o meio ambiente. Teve como foco a sensibilização dos países e da população em geral para esses temas, para que fosse possível agir de modo a alterar a forma como as questões ambientais são tratadas. Esta conferência serviu para estabelecer princípios orientadores de uma política ambiental mundial.

Marcou-se então que, todos os anos nessa data, seria celebrado o Ambiente e que este seria sempre um tema dorsal da organização.

“O Pequeno Livro do Ambiente”, de Christine Coirault (publicado pela Editorial Presença), é um bom princípio para explicar desde tenra idade o que é o ambiente como o podemos preservar com ações simples do quotidiano.

Este livro entrou cá em casa pela mão da minha irmã, que o ofereceu à Pipoca mais velha no ano passado. Por ter ilustrações coloridas de imensos animais, ela foi achando piada e nós aproveitamos para lhe ir explicando a importância de coisas, por vezes tão instintivas, como pôr o lixo no caixote ou fechar a torneira enquanto esfregamos as mãos.

A longo prazo, é útil para explicar às crianças alguns conceitos de ecologia e de boa utilização dos recursos do planeta. As personagens, como dizi acima, são animais muito diversos: desde a pequena lagarta, à girafa da savana, ao grande elefante e aos animais marinhos, como o polvo, temos vários amigos que falam diretamente com a criança (ou se quiserem dizer “o leitor”), de forma clara: «Fecha sempre a torneira da água enquanto lavas os dentes», ou «Não deites lixo para o chão. É sujo e pode ser perigoso».

Encontrei este vídeo no Youtube, que mostra bem o livro do início ao fim 🙂

Como diz a sinopse da Wook:

Estes são alguns exemplos de um livro que pretende ser amigo do ambiente e cuidar bem das riquezas naturais, máximas a pôr em prática logo desde os primeiros anos de vida, quando a consciência de que se fizermos bem aos outros, estamos a fazer-nos bem a nós próprios. Com ilustrações da própria autora do texto, O Pequeno Livro do Ambiente constitui-se como uma bússola que orienta os mais novos na caminhada verde.

Wook

Podemos daqui fazer a ponte para esclarecer o que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente.

Se todos fizermos pequenos gestos nesse sentido, já estamos a contribuir para que o nosso planeta seja melhor para a nossa geração e para as futuras gerações.

Aqui ficam algumas sugestões:

  • Utilizar menos produtos embalados em plásticos, pois são um material poluente e de degradação extremamente lenta. Um exemplo: leva um saco quando fores às compras em vez de utilizares sacos de plástico da loja, mesmo que sejam gratuitos.
  • Deita sempre o lixo no contentor, de preferência um ecoponto (exceto lixo doméstico, não reciclável).
  • Utiliza uma garrafa reutilizável para a tua água, de preferência de vidro por ser um material mais resistente à utilização.
  • Cuida dos animais, das plantas e dos jardins.
  • Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção.
  • Evita banhos longos, para que o consumo de água seja reduzido. Se possível, utiliza produtos de lavagem mais ecológicos.
  • Ao entrares no banho, aproveita a água fria que sai no início para encheres um balde ou bacias. Essa água pode ser utilizada para lavar alguma coisa, para cozinhar ou até para regar plantas.
  • Apaga as luzes e desliga os aparelhos eletrónicos sempre que não os utilizes. Assim, irás não só evitar o consumo excessivo de eletricidade, como também poupar na fatura!

One thought on “Livro: “O pequeno livro do ambiente”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s