Já ouviram falar? Nós não sabíamos o que era – já tínhamos visto imagens de casos de plagiocefalia, mas sem sabermos ao certo o que era, por isso, deixo aqui uma ideia para todos os papás e mamãs.
O que é a plagiocefalia?
Alguns bebés têm uma parte da cabeça achatada ou deformada, podendo levar a uma deformação craniana mais grave. Estas deformações ocorrem nos primeiros 6 meses do bebé, uma vez que o crânio ainda está muito plástico e moldável.
O que pode causar uma plagiocefalia?
Há vários aspetos que a considerar aqui.
- Pode ter havido alguma deformação sofrida durante o parto: esforços na passagem pelo canal, fórceps, ventosas
- Na barriga da mãe, o feto esteve encaixado no canal pélvico várias semanas antes do parto
- O bebé passa demasiadas horas deitado na mesma posição
No nosso caso, a bebé virou e encaixou-se cerca de 12 semanas antes de nascer, portanto passou imenso tempo com a cabeça encaixada no canal pélvico e, para ajudar, teve que sair com uma ventosa.
Quem nos informou sobre esta condição foi o nosso pediatra, o Dr. Manuel Magalhães, que nos indicou o site Infocefalia para nos podermos pôr a par do que é e o que podemos fazer. Ainda que os vossos bebés não tenham nada de errado, é importante adotarem uma postura preventiva.
Assim, depois do diagnóstico feito (e de ser uma plagiocefalia ligeira, de 9 milímetros), começámos a redobrar os nossos cuidados em casa. Como há sempre um lado para o qual o bebé tende a virar a cabeça com mais facilidade, é importante ir contrariando para o outro lado. Há também exercícios que podemos fazer e são muito simples – tudo ajuda e estes até podem ser feitos enquanto lhes mudamos a fralda 🙂
Nas semanas que passaram entre a consulta do 2º mês e a do 3º mês, fomos fazendo esses exercícios e arranjámos outras formas de melhorar o posicionamento da pequena. Na alcofa, arranjámos um “colchão” secundário. O colchão da alcofa é fino e não acompanha a forma do corpo da criança, pelo que também não estava a contribuir para esta situação. Além disso, comprámos um sling de argolas e um pano para conseguirmos andar com ela ao colo mais tempo.
Quando fomos à consulta do 3º mês, vimos que já só tinha 6 milímetros – ficamos super contentes! Caso não tivesse melhorado, iríamos investir numa Almofada Mimos, que é uma almofada própria para melhor posicionar as cabeças dos bebés. Ainda é um investimento caro, mas se fosse preciso, seria o que faríamos.
O nosso objetivo é irmos à próxima consulta e estar ainda melhor! 🙂
Há algum papá ou mamã por aí que tenha passado por situação semelhante?
~a