De regresso ao escritório #BackToTheOffice

Ontem regressei ao modelo híbrido: 2 dias de trabalho no escritório, 3 dias de trabalho remoto.

Em termos de produtividade, não foi dos meus melhores dias, mas reparei que, no geral, foi um dia de reencontros e pequenas conversas, que também eram importantes. A sanidade, que também tem a sua parte de socialização, agradece.

Posso dizer-vos que sobrevivi e que percebi que muito do teletrabalho dos meses anteriores deve ter-se passado na fila para a Primark.

E como é que eu sei disso? Consegui ir lá sem problema. Como pensei que fosse haver fila, fui sem grande esperança de entrar, apesar de ter uma pequena lista mental de coisas para fazer de lá quando pudesse. Trouxe só isso, num instante, e voltei para o escritório. E pronto, foi isso 😏

Acho que este modelo híbrido veio para ficar, apesar de estar em casa ter outras vantagens. Estou a 5 minutos a pé da escola, não gasto tanto dinheiro (não há a voltinha pelo shopping à horas do almoço, nem vou almoçar fora 😏), não gasto tanta gasolina,… O reverso é que estou sempre sozinha. Não há partilha de nada, e corremos numa pista circular (sem ramificações que nos desafiem).

Claro que nada disto são verdades universais e, para mim, o maior ponto seria sentir mais segurança entre tantas pessoas. Mas, pensando positivo, a vacinação para a minha idade deve abrir no próximo mês. 🙏

Muito se apostou que o trabalho remoto veio para ficar, mas pelo que vejo, começa tudo a voltar ao presencial. No meu caso, como disse, o híbrido parece ser o que ficará, mas vejo imensos colegas que voltaram permanentemente aos escritórios. Será mesmo necessário?

Tirando aqui o facto de que nem todas as funções são iguais, diria que ter a possibilidade de um regime assim (podendo, por exemplo, dar a escolher entre híbrido ou presencial, pelo menos) dá maior confiança na independência dos colaboradores. O ano todo passou, grande parte em teletrabalho, e as tarefas foram feitas. Digo eu, que é algo que se possa pensar com maior enfoque no colaborador.

Mas pronto, dá pano para mangas e eu agora só quero ver a minha almofada à frente! Boa noite 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s