A Mamã convida: “A mãe que pintava aviões”

Antes de partirmos para o texto da mãe convidada de hoje, a Mariana, digo apenas que espero que ontem tenham tido a oportunidade de exercer o vosso direito ao voto 🗳 É fundamental que todos o façamos 🙂

Voltando à partilha de hoje, e sem vos fazer esperar mais, deixo-vos o texto da Mariana, “a mãe que pintava aviões”. 😊

A mãe que pintava aviões:

Se tens dois filhos de duas relações diferentes e ainda não chegaste aos 40 anos, das duas uma: ou és puta ou não sabes o que queres! Sim! Porque já ninguém acredita naquela cena do amor para a vida toda! Toda a gente sabe que isso é mentira! Só as tolinhas é que acreditam nisso! E se a somar a isso, tens dificuldades no trabalho é porque de certeza, que para além daquilo tudo, és preguiçosa!
Se não vejamos: há milhares de anos que mulheres têm filhos e trabalham! Certo? Ainda hoje ouvi alguém dizer que antigamente, as mulheres, tinham 5 ou mais filhos e trabalhavam no campo, criavam os filhos, amassavam pão á mão e ainda caiavam as casas!! Qual é que era o drama disso??Nenhum, pensar-se-á!! Então, do que raio me queixo eu? Queixo me de exaustão… emocional… parental…laboral… social…e de tudo o que é esperado de mim…
Pouco importam as circunstâncias, mas dei por mim a (tentar) ser mãe solteira. Tenho um filho de 13 e um de 3anos. Se os amo? Muito!!! Mas dão imenso trabalho! Há 3 anos atrás, nascia o pequeno M, mamava de hora a hora até há pouco tempo atrás. Deixei de dormir e comer: literalmente! E de pensar…não conseguia pensar de forma estruturada. Pedi ajuda a uma terapeuta de sono infantil, a uma conselheira de amamentação. Não pedi ajuda á família. Eu respondia sempre que afinal não era assim tão mau nem tão grave e que ainda me conseguia aguentar mais umas semanas, uns meses! E ia aguentando entre roupas para lavar e estender, passar a ferro, fazer almoço e jantar, lanches, limpezas, birras, trabalhos de casa, brincar e ir ao parque e á piscina, 1 cão e 5 gatos, doenças infantis, supermercado e abastecer o carro, carregar bilhas de gás e pôr o lixo no contentor, entre banhos e amamentar e tentar chegar a horas para apanhar os miúdos na escola e na creche…entre isto tudo…eu ia aguentando. Até ao dia em que alguém me disse que cometia demasiados erros no trabalho,que havia queixas, que chegava sempre atrasada e que visualmente, a minha cara triste e os meus braços caídos, criavam um mau ambiente…e que talvez tivéssemos que fazer alguma coisa…
E eu fiz: cheguei a casa nesse mesmo dia e treinei em frente ao espelho da casa de banho, o maior fingimento que uma mulher mãe nestas condições pode ter: um sorriso! Decidi ali, que todos os dias, fingiria um sorriso de cada vez que fosse trabalhar! E chorei! Mas resultou! Fingi bem! Durante 2 meses! Porque o que não é sincero, jamais pode ser fingido por mim. E voltei a ouvir a mesma conversa: tínhamos que fazer alguma coisa; talvez mudar de área! Boa! Era isso! Mudar de área resolveria tudo!
Mas as áreas não mudam! As pessoas é que mudam! As áreas não! Eu mudei! A vida mudou: os miúdos cresceram e são agora mais independentes e autónomos!
Consequentemente passei a ter 30 minutos diários só para mim! Eu tinha deixado de usar creme Nívea depois do banho e usava óleo Johnson porque era só despejar no corpo (era mais rápido) e eu não tinha tempo para andar a espanhar creme neste esqueleto de 1,75cm… Voltei a usar Nívea! Porque eu também sou importante! E eu também preciso de mim mesma! Eu nunca desisti de mim nem deles! Só precisávamos de tempo: para crescer, para nos organizarmos, para encontrar o equilíbrio (quase perfeito) que é a Casa de M’s ❤
P.s: agora já não finjo sorrisos! Porque as mulheres mães solteiras são assim: capazes de prosperar por si mesmas! E inteiras!!!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s