Olá,
Sim, é verdade, a pequenota está quase a fazer 9 meses! Assim, fomos esta semana à consulta com o Pediatra nos Lusíadas para saber as novidades que aí vêm e tirar todas as dúvidas existenciais que tínhamos.
Comecemos pelas novidades na alimentação.
A partir de agora vamos começar com o ovo (só a gema, para já). Vamos começar com 1/4 da gema cozida misturada na sopa. Passado uma semana, damos 1/2 gema – e repetimos a dose na semana seguinte – para na quarta semana estarmos então a dar a gema inteira pela primeira vez. 🙂
Também vamos começar a dar feijão-verde e agrião na sopa, o que ajuda a diversificar ainda mais as sopas e pratos que lhe cozinhamos. Claro está, que também a ajuda a provar novos sabores.
Na carne, podemos introduzir vaca e borrego (1 vez por semana, cada uma) e no peixe o tamboril é a nova opção.
O maior desafio nesta altura é treinar-lhe a mastigação, para que em 3 mesinhos já esteja a comer alimentos pouco triturados (ou mesmo por triturar).
Em termos de questões, aquilo que mais nos preocupa é a dificuldade com que vemos a nossa feijoca a esvaziar a tripinha. Apesar de termos passado há umas semanas a dar o leite Confort em vez do HA, a mudança foi quase nula. Então, o Pediatra receitou-nos o Laevolac (que eu já tive que tomar há uns anos) para começarmos a dar e irmos diminuindo até deixar de ser necessário. Contamos que assim realmente a ajude, apesar de dar-lhe medicação não ser a nossa primeira opção.
De resto, fiz perguntas sobre considerações durante as férias (viajar faz bem :P) e sobre alguns produtos alimentares. Como sempre, saí de lá satisfeita e esclarecida.
À medida que for dando as coisas novas à pequenota, vou partilhando as experiências mais significativas 😉
~a
Para a tripinha usava dois truques, que ainda uso 🙂
Sopa de couve-flor, abóbora e brócolos ( evitar o máximo cenoura ) e leite de soja 🙂
Beijihhos
https://titicadeia.blogspot.pt/
GostarGostar