O banho

A nossa pequena adora o banho – é um conforto levá-la para este ritual. E é provavelmente a tarefa que tenho mais receio de fazer sozinha até agora, tanto que sempre que lhe dei banho, estava acompanhada.

Os primeiros banhos dela foram no hospital, dados pelas enfermeiras. Apesar de ter feito em workshops para grávidas, só quando temos o bebé nas mãos é que sabemos como lhe vamos pegar (um Nenuco não pesa tanto nem se mexe tanto como um bebé a sério :P).

Já em casa, começámos por lhe dar banho na banheira dela, na casa-de-banho ou no nosso quarto. Um dava o banho e o outro secava.

Até ao dia em que a pequenota decidiu mandar um belo chichi pelo pai abaixo – então aí saltaram os dois para a banheira. Experimentámos então dar-lhe banho de chuveiro: o pai com ela ao colo e eu a ajudar com o chuveiro. Correu lindamente! Ela ficou super consolada e até adormeceu – a partir daí, aproveitámos o momento do banho dela para ir um de nós para a banheira com ela (e assim aproveita e também toma banho).

Demos com o chuveiro várias vezes (e ainda damos), mas aproveitamos que ela estava a crescer e a reagir mais a estímulos para lhe darmos também banho de imersão. Descansem, não é banho tipo spa com a banheira mega cheia e com montes de espuma; é banho de imersão para ela – para nós é mais tipo um charco (ou se quiserem chamar antes um “checo”). Ela gosta na mesma e já começa a espernear como reação à água 🙂

Sobre o que usamos no banho, mantemos as coisas simples. Damos banho dia sim, dia não, a menos que seja necessário dar em dia de folga, claro. Só usamos sabonete vez sim, vez não (no caso, o gel de banho da Bioderma, que vinha na mala de maternidade que nos deram) – mais uma vez, exceto se for necessário dar também em “vez não”, e aí trocamos a rotina, claro. Usamos para o corpo e para o cabelo.

Não usamos esponjas nem nada – esfregamo-la com as nossas mãos e ela fica super consolada com o miminho.

Ela ainda não liga muito a brinquedos no banho, mas já lá temos uma bola que tem dentro um patinho de borracha, parecido com este.

Lá olha para ele e já lhe manda umas chapadas – é o princípio da interação 🙂

 

ÖNSKLIG Cestos arrum p/trocador conj 4 IKEA

Também temos (e até serve como arrumação) um dos compartimentos deste conjunto (um dos de baixo, à direita) para lhe ir pondo água quando a tiramos a imersão.

Assim nunca fica com frio e temos um recipiente onde pôr a embalagem do gel de banho, patinho e o termómetro do banho 🙂

Enquanto está no banho está tudo ótimo. Sai do banho e é toda uma cantoria! Mas claro, é como tudo: incha, desincha e passa. Secamo-la muito bem (não esquecer todas as preguinhas e as orelhas!), fazemos uma massagem com o creme (no caso, o Primeiro Creme do Bebé, da Uriage) ou óleo de amêndoas doces, e vestimo-la enquanto a enchemos de beijinhos e fazemos brincadeiras.

Nisto, já lhe passou a choradeira e está pronta para receber o biberão para depois ir dormir 😉

Quais as vossas rotinas de banho com os pequenos? Alguma ideia para ainda divertir mais esta hora? 🙂

 

~a

One thought on “O banho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s