Olá, Janeiro!

Bom Ano Novo!

Ainda posso dizer isto, certo? Já vamos para além do meio do mês de janeiro, mas ainda não tinha vindo aqui escrever em 2026. Começo o ano a contar uma atividade que fizemos ultimamente.

No fim-de-semana passado, fomos à Biblioteca Almeida Garrett (Porto) participar numa oficina para famílias. Normalmente, as oficinas que encontro são para crianças mais pequenas ou desde os 3 anos até ao 10, o que torna as coisas pouco interessantes para as minhas Pipocas, já que acabam por adaptar aos mais pequenos. Esta era para crianças dos 6 aos 10, se não estou em erro.

Esta oficina chamava-se “Caça aos Intrusos” e foi inspirada no livro infantil “com o mesmo nome de”OS Intrusos” de Susanna Isern e Sonja Wimmer. Foi feita a leitura do livro, que é muito giro e nos deixa a pensar, não só nos valores e morais, mas também nos dois finais que apresenta.

Depois, as famílias participaram num jogo de exploração baseado no livro, seguindo pistas, imaginando “Intrusos” e desenhando “visitantes inesperados” inspirados pela história. No fim, houve ainda um mural conjunto, cheio de Intrusos 😉 Foi uma atividade que permitiu explorar e aprender sobre diversidade e amizade de forma lúdica e interessante.

Para além disto, a vida por aqui tem sido cheia de queixas sobre o Inverno – que afinal parece ainda estar para durar (eu sei que só começou há um mês… só que não sou nada fã de chuva!!!) – e tentar manter as motivações para ir à rua lá em cima, apesar de ser difícil!

E desse lado, como entraram em 2026?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.