Sim, leram bem – a Pipoca, antes de fazer 8 anos, pediu-nos um telemóvel!
Muito no imediato, saiu-nos um redondo “Não!”, mas – pausa para pensar! – em vez de seguir nessa linha, perguntei “Porquê?”. Seria por causa das amigas mais velhas, as que andam no 4º ano, algumas das quais já têm telemóvel? Seria por causa dos Tiktoks de que ouvem falar – lembram-se do post dos Bobbie Goods?
Afinal a resposta era mais simples: “Para ouvir música.”
E afinal era mesmo simples – pouco tempo antes, tinha perguntado se podia ter uns auscultadores como uma das amigas tem; podíamos só ter juntado um mais um, que lá teríamos chegado. Aqui está a importância de parar e questionar, em vez de só aceitar ou rejeitar as coisas.

Nos anos, recebeu os auscultadores com o bónus de terem orelhas de gatinho que brilham e mudam de cor, e nós, pais, nascidos nos anos 80, que passámos pelos walkmans, diskmans e leitores de mp3*, pegámos num telemóvel antigo, sem cartão, criámos uma conta no Spotify para ela (associada à nossa) e eis um iPod dos tempos modernos.
Funciona com a Wifi cá de casa e para já está muito bem – e ela já tem desfrutado deste gosto, algo a que nós até achamos “piada”. É a formação de uma adolescente a começar.
* Sim, ainda tentamos arranjar um leitor de MP3, mas nenhum dos antigos funciona… Claro. Já walkmans e diskmans – não temos nada disso agora, é pena.
