O Verão a passar e Setembro a chegar

Este Verão foi atípico para nós, com campos de férias da Pipoca mais crescida, a preparação da Pipoca mais nova para a mudança de escola e eu sem tirar 2 semanas seguidas de férias. Ainda assim, estamos todos cá, vivos e de boa saúde, que é o que mais importa, não é? 🙂

Praia 🏖️

Já tinha aqui mencionado algumas opções para as férias dos miúdos, e este ano a Pipoquinha experimentou várias coisas. Começou as férias com o campo de férias da nossa junta de freguesia, que tem praia de manhã e atividades à tarde – cinema, indoor soccer, teatro, natação, visitas a museus, e até uma ida (de dia inteiro) ao Magikland.

Ela gostou imenso, mesmo indo sem saber se ia encontrar alguma cara conhecida – ter praia foi o fator da escolha e ainda me recordo do dia em que a fui buscar à escola e ela vinha com o panfleto na mão e me perguntou logo “Posso ir? Aqui diz que tem praia!”. E, de repente, caiu-me a ficha completa de que ela já sabia ler – não que não me tivesse “apercebido” 😅

Sentiu-se super crescida por poder levar “dinheirinho para um gelado” todos os dias, e a cereja no topo do bolo é que tudo isto foi gratuito, sem depender do escalão social. É uma grande ajuda!

ATL e CAF: solução mais em conta

Lá se passaram 2 semanas de praia com muita diversão e as duas semanas seguintes foram passadas no ATL (CAF da escola onde anda). Nessas duas semanas, teve algumas saídas, à piscina municipal, a um parque municipal e às Piscinas Scorpio (em Guimarães), um insuflável disponível quase todos os dias, e fizeram atividades na escola. Aqui já sabemos que as atividades em si são bastante mais limitadas e que metade das coisas que estão na lista demoraram 10 minutos a serem feitas (tínhamos um calendário mensal com a atividade da manhã e da tarde para cada dia). Mas esteve ocupada, com os amigos e colegas, e vinha animada para casa. Seria muito mais chato se tivesse que passar os dias todos em casa comigo a trabalhar, como já aconteceu mais do que uma vez.

Apesar do CAF/ATL não ser a solução ótima em termos de organização dos dias e de facilitação de atividades, é a mais em conta por aqui: um mês inteiro, com as saídas, rondou os €170. Comparando com o ATL (sem ser o CAF) mais em conta da zona, o mês de julho iria para o dobro, tranquilamente.

Também é preciso descansar

O início de Agosto foi exatamente assim: aqueles dois primeiros dias, como foram quinta e sexta, foram passados comigo em casa. Aproveitou para descansar – que também é importante. É ótimo termos os campos de férias e as atividades todas, mas isso implica que as crianças acordem cedo na mesma nessas alturas, para, se calhar, terem dias de ainda mais desgaste do que o normal (pelo menos fisicamente). Se a nós nos custa acordar sempre cedo, imaginem aos miúdos.

Então, nesses dias, ela deixou-se estar um pouco mais na cama (não foi muito mais, mas pelo menos meia horita, a uma horita) e teve uns dias mais calmos e relaxados. Aproveitei para a pôr a ler e a escrever, para não perder a prática, e deixei-a estar mais tranquila, sendo que nas duas semanas seguintes teria direito a praia e passeio com as avós. Este ano, ambas se ofereceram para ficar uma semana com ela – fosse para fazer praia ou outro passeio – o que ajudou imenso.

Missão Férias @ Porto

Na terceira semana de Agosto, inscrevemo-la num campo de férias da Câmara do Porto, Missão Férias @ Porto, depois de bastante pesquisa sobre a oferta disponível na nossa zona. Existe oferta semelhante das câmaras de Matosinhos e da Maia, se forem da zona, mas obriga-nos a uma deslocação maior, por isso optámos por esta. Em termos de preços, as ofertas são semelhantes nas três e todos estão disponíveis para crianças a partir dos 6 anos.

Esta semana passada lá foi ótima: teve uma ida ao Pony Club para tratarem dos cavalos 🐎 e andarem a cavalo, uma visita ao Museu da Magia 🪄, uma ida a um parque aquático, e muito desporto! Experimentaram escalada (indoor), floorball, equitação, capoeira, kempo, dança, etc. Nós gostámos muito e ela também! ❤️

Acredito que para o ano inscreva as duas durante uma semana novamente – há descontos na inscrição em várias semanas e na inscrição dos irmãos. Pelo menos para uma semana é uma alternativa muito interessante e super organizada. Recomendo!

Agora durante estas duas semanas estão as duas manas em casa, connosco: durante esta semana, eu estou a trabalhar, por isso o pai faz planos com elas, e na próxima semana já andaremos os 4 em passeio e descanso. A partir daí, volta o ATL a fazer parte das nossas vidas e recomeça a rotina do ano escolar. 🤓

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.