Estamos a completar agora um mês desde o início das aulas da Pipoca no 1º ano. Tem sido tudo cheio de novidades e alguns dias têm sido mais duros, mas para já o balanço é positivo.
Na primeira semana de escola, ainda sem aulas, houve ATL o dia todo. Nós tínhamos que trabalhar e esta foi a melhor opção. O ATL é o CAF (Componente de apoio à família) disponibilizado na própria escola e deu para ela começar a conhecer os cantos à casa e ir conhecendo algumas crianças com quem viria depois a contactar, ao mesmo tempo que estava também com colegas (também do pré-escolar) que já lhe tornavam o ambiente mais familiar.
Nessa semana, foi só brincadeira o tempo todo. Nas palavras dela: “a escola é fantástica, brinquei o dia todo lá fora, e temos dois parques infantis!”. Claro que depois o choque para a época letiva foi grande… Já é uma diferença considerável do infantário para o 1º ano; ainda fica maior quando há dias de 100% brincadeira a anteceder a mudança. Mas nada com que não se lide.
Entretanto, muito em cima do joelho, antes do início das aulas tivemos uma reunião de pais e professora com uma professora que não ia ser a da turma dela, porque – adivinhem – não havia ainda professor colocado. Mais me chateou que a professora que nos ficou a acompanhar, apesar de ser um doce de pessoa, estava ao serviço administrativo há muitos anos e não sabia o básico dos básicos para nos passar… 🥲
Assim, não nos sabia o que fazer no dia da apresentação, nem o que levar no primeiro dia de aulas, nem o que eram as AECs (Atividades Extra Curriculares),… portanto, senti que foi só para carimbar que houve reunião dentro do prazo que a escola tinha dado.
Felizmente, a professora foi colocada logo na primeira semana de aulas e a meio da semana já esteve com a turma; na semana seguinte houve nova reunião, por isso, com os temas todos da primeira, mas desta vez com respostas.
Feito isso, o ano letivo arrancou sem problemas de maior, com a professora a orientar pais e crianças a todo o vapor 🙂
Sinto que o horário da Pipoca é cheio e que há realmente muito tempo em sala de aula… Começam às 9h e vão até às 17h30 todos os dias, porque tem AECs depois das aulas (se não tivesse, seriam dois dias até às 17h30 e os outros a sair mais cedo). No entanto, entre ter as AECs e ter ATL mais tempo, a meu ver nesta fase a coisa ia dar ao mesmo, e nas AECs sempre tem atividades mais difersificadas.
Quando fazemos a matrícula no Portal das Matrículas, indicamos se queremos inscrever nas AECs e escolhemos 3. Na verdade, o que acontece, pelo menos nas escolas do nosso agrupamento, é que quem se inscreve fica em todas as atividades. Facilita a gestão ter todas as turmas para essas disciplinas iguais em números de alunos do que gerir cada uma separadamente.
Assim, a Pipoca tem Oficina de Artes, Oficina de Ciências, Xadrez, Atividades Físicas (desporto) e Divermove (jogos mais físicos). Ela adora todas elas e todas têm sido úteis durante estas semanas, por isso não me arrependo nada de aproveitar algo que está incluído. 😉
Relativamente ao ATL, quando tem trabalhos de casa, têm vindo feitos ou quase feitos para casa (são poucos, relaxem!), e ela aproveita para pintar e fazer desenhos, por isso tem servido o seu propósito de estar acompanhada até a irmos buscar. Já nos passou pela cabeça podermos precisar de outro, mas deixaremos para uma altura em que este seja insuficiente, se acontecer.
Como dizia acima, é um horário puxado para uma criança que vinha habituada do infantário a ter um dia com uma rotina de mais energia ou menos energia, com momentos fora da sala sempre que possível e com descanso (que foi diminuindo desde janeiro deste ano, para a habituar à falta desse tempo no ensino básico). O impacto destes horários nas crianças é grande, e muitas vezes nem nos apercebemos logo do que acontece, a não ser que se ela se sente muito mais cansada. É, no entanto, importante perceber para além desse cansaço, se a criança se está a adaptar bem e como podemos ajudar nesta transição.
Digo-vos que ela até queria ter mais coisas fora da escola – já tem natação ao sábado, com a irmã – mas tivemos que ser nós, com muito jeitinho, a dizer que, para já, seguiremos com o que tem na escola. Pôr mais uma atividade ao fim do dia (como dança, por exemplo), vai aumentar ainda mais o cansaço dela. Até pode correr tudo bem e ser muito benéfico, mas tendo em conta que ela tem já algumas horas de atividade física e outras de atividade intelectual, para além das aulas em si, não a vamos pôr a puxar mais pelo corpo.
Para já, preocupam-nos mais questões sociais: as “maldades” (com e sem aspas) a que se vê obrigada a enfrentar, tendo que criar alguns mecanismos ora de defesa, ora de socialização, para ultrapassar maiores dissabores. Mas vamos trabalhando mediante o que ela nos vai passando ao longo dos dias e tentando dar o nosso melhor enquanto mais, mostrando o nosso apoio e guiando-a nestes novos oceanos.
