O ano letivo começou há cerca de um mês. A nossa Pipoca mais nova entrou agora no 1º ano, após um ano, infelizmente, muito complicado no pré-escolar, na mesma escola. Foi um ano negro, que a marcou com retrocessos no comportamento, na confiança e auto-confiança, e na forma de estar, entre outras coisas.
A partir de certa altura no ano passado, ela acabou por se começar a focar no 1º ano que se avizinhava e nós aproveitámos essa onda para tentar desfazer ou minimizar o dado provocado, ainda estando ela a frequentar diariamente a escola com quem mal lhe fez.
Assim, estávamos apreensivos com o início do ano, pois não sabíamos como se iria adaptar (ou se se iria adaptar de todo). Quando o ano letivo passado terminou, pedimos à educadora que intercedesse afim da Pipoca ficar numa turma em que não estivessem os bullies dela. Foi um compasso de espera até Agosto, mas quando vimos as turmas percebemos que estava num grupo cheio de crianças novas (tem apenas uma colega, em 8, da sala antiga), e respirámos fundo. Uma parte estava feita!
Sabíamos também que, possivelmente, iria ter uma professora nova. Uma das professoras do 4º ano não iria ficar a dar aulas durante este novo ano letivo – e, das duas professoras do 4º ano, seria a nossa melhor opção para a nossa filha. Claro que isto é discurso de mãe e não controlámos nada, nem vivemos num mundo perfeito, mas temos direito a opinar e, se se justificar, a interceder de alguma forma. Quando falámos com a educadora sobre a distribuição das turmas, mencionámos também essa preferência, justificando; ela concordou e acredito que, se passou a restante informação à coordenação, também tenha passado essa parte.
Assim, ficou com uma professora nova na escola – mas com experiência – e que me pareceu fazer um bom encaixe com a Pipoca. Vem com um método de ensino diferente do tradicional (letra a letra, seguindo sempre a ordem do manual) e mais dinâmico que nos soa a algo lógico para crianças perspicazes, que gostam de ultrapassar obstáculos e que gostam de dinamismo.
Ainda estamos no início do ano letivo, mas para já vemos uma Pipoca motivada, que gosta de ir para a escola e de ter aulas, e que nos fala imenso sobre os dias e as aulas, coisa que no ano passado não acontecia.
Tivemos uma reunião com a professora dela e percebemos em que é que temos que trabalhar mais com ela: fazer trabalho autónomo individual (algo que notámos com os trabalhos de casa é que ela não quer fazer, é trapalhona, mas depois lá acaba por fazer, com alguma insistência nossa no início); trabalhar as birras e amuos, que já são uma coisa mais esporádica, mas já aconteceram na sala de aula; e dar-lhe confiança e orientação para fazer mais algumas amizades, especialmente com as crianças do ano dela (o ano começou e ela colou-se à turma da irmã).
No meio de tudo, achamos estas situações dentro do normal e estamos muito aliviados por ver a nossa Pipoca feliz. Vamos cruzar os dedos para que assim se mantenha!
