Vouchers MEGA para Manuais Escolares Gratuitos em 2024

Vamos a um mês do início do Verão e já entrámos na preparação para o novo ano letivo 2024-2025, muitos encarregados de educação estão atentos às datas e procedimentos para obterem os vouchers MEGA para manuais escolares gratuitos. Este programa, gerido pela plataforma MEGA, é fundamental para assegurar que todos os alunos do ensino público (e particular com contrato de associação) tenham acesso aos manuais necessários sem custos para as famílias.

Datas de Emissão dos Vouchers

As datas de emissão dos vouchers para o ano letivo 2024-2025 são as seguintes:

  • 1º, 2º, 3º, 4º e 9º anos: a partir de 1 de agosto.
  • 5º, 6º, 7º e 8º anos: a partir de 8 de agosto.
  • 10º, 11º, 12º anos e outras ofertas formativas: a partir de 13 de agosto.

Os vouchers são emitidos à medida que as escolas carregam os dados dos alunos na plataforma MEGA e o acesso aos encarregados de educação irá estar disponível a partir do próximo dia 26 de julho.

Como Aceder aos Vouchers

Para aceder aos vouchers, o encarregado de educação deve registar-se na plataforma MEGA ou na app móvel Edu Rede Escolar (Android / iOS). No primeiro acesso, é necessário validar o número de identificação fiscal (NIF) com os dados do Portal das Finanças.

Após o registo, sssim que os vouchers estiverem disponíveis receberão uma notificação por email, para o endereço que indicaram. Os vouchers podem ser consultados e utilizados em livrarias aderentes. Caso o voucher seja para manuais novos, basta apresentar o QR code na livraria, ou inserir o número no caso de uma compra online. Se for para manuais reutilizados, a recolha é feita diretamente na escola do aluno.

Regras de Utilização

Os vouchers podem corresponder a manuais novos ou reutilizados, distribuídos aleatoriamente. Os manuais reutilizados devem ser devolvidos no final do ano letivo em bom estado, exceto os do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos) que não precisam ser devolvidos.

É importante notar que os cadernos de atividades e fichas pedagógicas não estão incluídos no programa e devem ser adquiridos pelas famílias, exceto se a escola indicar que não serão necessários. Caso não queiram comprar sem certeza, aguardem pelo início do ano letivo e pelas indicações da escola dos vossos educandos. Normalmente, nos primeiros anos, são bastante utilizados.

Problemas Comuns e Soluções

Algumas dificuldades comuns na utilização do portal incluem a falta de visualização do vosso educando na plataforma ou atrasos na emissão dos vouchers. Estes problemas geralmente ocorrem devido a atrasos na inserção dos dados pelos estabelecimentos de ensino. Assim, o portal recomenda que verifiquem junto das escolas a situação e aguardem as atualizações na plataforma.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.