Hoje de manhã, a Pipoca mais velha é eu fomos para a cozinha fazer bolachas. Não foram umas bolachas quaisquer: foram bolachas arco-íris!
Não tenho fotos do durante, mas garanto-vos que trazem diversão e que o resultado é delicioso!

Antes de meterem mãos à obra, sugiro que arranjem luvas para minimizar a confusão colorida que se cria 😁 eu tenho uma caixa de 100 luvas de latex que comprei há uns meses na Well’s e dão perfeitamente para isto, sendo que usei vários pares por causa dos corantes 🙂

Como não poderia deixar de ser, fiz pequenas alterações à receita que utilizei, mas deixo-vos tudo anotado na lista de ingredientes abaixo, para que sejam livres se fazer como bem entenderem 😉
INGREDIENTES
- 1 chávena de manteiga amolecida (usei cerca de meia + 3 colheres de sopa de azeite, porque não tinha abacate, senão seria esse o substituto)
- 2½ chávenas de açúcar em pó (substituí uma chávena de açúcar por meia de côco ralado, que moí com o açúcar para ficar o mais em pó possível)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (não tinha)
- 1 pitada de sal
- 3 ovos
- 3½ a 4 chávenas de farinha
- Corantes alimentares: usámos vermelho, amarelo e azul, mas podem comprar das restantes cores para não terem que misturar). Se conseguirem corante em gel, melhor. O meu era do líquido, por isso precisei de ter a farinha à beira ir ajustando.
PREPARAÇÃO
- Bater a manteiga até ficar cremosa.
- Adicione o açúcar, a baunilha, o sal e os ovos, e bater até ficar homogéneo.
- Gradualmente, adicionar a farinha até a massa ficar húmida e firme, mas num ponto em que não Cole às mãos.
- Colocar a massa sobre uma tábua e formar uma bola. Cortar ao meio, e levar metade ao frigorífico, envolvida em película aderente.
- Dividir a outra metade em 6 pedaços, sendo que os pedaços para as camadas exteriores do arco-íris precisarão de mais de massa e as interiores de menos.
- Juntem o corante à massa; eu usei uma colher de café para a minha filha ajudar nisso, e ia pondo 1 colher de cada vez. Amassem até obterem uma cor sólida. Como este processo pode demorar, sugiro que ponham as bolas já coloridas no frigorífico à medida que as fazem, para que a massa não aqueça.
- Quando terminarem as misturas de cores, peguem no roxo, e façam uma lagarta com a massa. Este será o centro do arco-íris. Em seguida, estendama massa azul com um rolo de massa até que esteja um pouco maior do que a roxa e larga o suficiente para envolver a massa roxa. Enrolem a lagarta roxa na cor azul.
- Repitam o processo com as massas coloridas restantes.
- Quando terminarem, embrulhem em película aderente e leve ao frigorífico (ou ao congelador) por 20 a 30 minutos.
- Passado este tempo, retirem o filme plástico e cortem a massa ao meio, para ficarem com 2 formas de arco-íris.
- É hora de utilizar amassa sem corante. Cortem essa massa ao meio e estendam uma das partes até ficar um pouco mais longa do que o tronco do arco-íris. Coloquem a massa arco-íris no centro e enrolem-na na massa lisa, fechando eventuais buraquinhos e alisando a superfície.
- Repitam com a outra parte.
- Embrulhem os dois arco-íris em película ou em papel de ir ao forno e levem ao frio por mais 20 a 30 minutos.
- Pré-aqueçam o forno a 180˚C (o meu forno aquece rápido, por isso liguei-o 5 minutos antes de tirar a massa do frio).
- Cortem fatias (bolachas) com cerca de 1 cm de espessura e coloquem num tabuleiro forrado (se tiverem usado papel desse para embrulhar a massa, reutilizem).
- Levem ao forno durante cerca de 20 minutos.


A seguir, é só saborear! São o novo sucesso cá de casa 👌💕