Papás, tratem-se bem🍴

Quem tem miúdos pequenos sabe disto: deixamos muitas vezes de ir fazer o que antes faríamos sem pensarmos duas vezes, se não se encaixar no dia das nossas crias.

Mas como pais e como seres humanos não nos podemos esquecer de que a sanidade emocional é fundamental. De vez em quando também temos que nos nutrir e dar carinho à nossa relação.

Na semana passada, num dos dias entre as duas viagens, a Pipoca ficou com uma das avós e nós fomos jantar fora. Não foi em nenhum dia em especial; foi no dia em que nos deu mais jeito.

Reservámos mesa no Torreão através da app The Fork e lá fomos nós.

Sobre o Torreão

O Torreão nasceu de muito boa vontade e muita luta. Pertence à IPSS Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM) e todos os lucros revertem para a IPSS.

Chama-se Torreão porque fica sito num torreão da Muralha Fernandina, construída no século XIV. A maior parte da muralha já não existe, mas ainda se consegue ver o que foi protegido de outro torreão da Muralha.

A localização do edifício, que tanto sofreu ao longo dos anos, só lhe traz charme e história. Ali ficaram instaladas tropas liberais aquando do Cerco do Porto, e, ainda, monges da ordem de S. Bernardo e uma família abastada ligada aos negócios de Vinho do Porto.

Já no século XX, esteve sediado um clube masculino (O Oporto British Club), até fins dos anos 60, sendo que a desocupação da casa proporcionou que, no 25 de Abril, fosse ocupada por uma comissão de moradores. Só no ano seguinte é que o Estado português adquiriu a propriedade para a Segurança Social e esta assinou um protocolo com João Rebello de Carvalho, o criador do SAOM. Foi este o impulsionador da desta máquina, que viu que, na nossa cidade, fazia falta alguma estrutura que desse apoio a pessoas mais necessitadas.

Foi depois criado o projeto Dar Sentido à Vida, coordenado pela Dra Luísa Neves, porque temos muita estima, e assim tem sido possível dar formação a centenas de pessoas em situação de risco (muitas com um passado ligado ao alcoolismo, toxicodependência e vítimas de violência doméstica), que voltaram assim ao mercado de trabalho com todo o apoio necessário.

Tanto carinho

Nós fomos o primeiro casal a casar na SAOM  ainda o Torreão estava a ser formado. Fomos tratados com um amor e um cuidado como nunca tínhamos visto. Tivemos pessoas 5 estrelas a tratar de tudo 😍

O sítio é lindíssimo e toda a cerimónia correu lindamente. A comida é ótima, não me farto de recomendar!

E o melhor de tudo é saber que o que pagamos é utizado para investir nas pessoas que de facto necessitam 😍

De dar água na boca

Para vos deixar aqui a salivar, corram as fotos abaixo.

Já que íamos jantar fora, fizemos um jantar com direito a tudo.

As entradas: alheira de Trás-os-montes grelhada e rojões com castanhas. Tudo ótimo; nunca comi rojões que se desfizessem tão bem na boca!

IMG_20180914_202215IMG_20180914_202224

Pratos principais: Bacalhau em crosta de broa e Naco da vazia com molho de mostarda e tomate seco. Ambos vêm com batata (as minhas estão por baixo dos grelos, a foto não fãs total justiça!).

IMG_20180914_203946IMG_20180914_203935

Aqui que ninguém me vê, estou farta de salivar de acho que me está a a escorrer um fiozinho de baba até à camisola.

Claro que jantar que é jantar tem direito a sobremesa. De certeza que o meu marido só não foi para o Mix conventual das Virtudes (são 3 doces conventuais) porque o naco da vazia era muito bem composto 😂

Eu optei pela mousse de chocolate fumado, uma delícia, e ele pelo cheesecake de groselha. Como sou gulosa, esqueci-me de tirar foto à dele. Mas vai daí e é uma sorte ter-me lembrado de tirar fotos ao resto 😂

IMG_20180914_212124

Acompanhámos o jantar com vinho, como merecia, e tudo isto, com os cafés no fim, ficou por 50 euros. (Sem o vinho rondaria os 40 euros.)

Não é barato, mas tendo em conta que não saímos assim tanto e que o sítio merece, não nos custou 💞

~a

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s